domingo, dezembro 30, 2012

30/12/2012 - Os Kotas
e alguma Cª


E parece que foi ontem... mais um ano passou, sem que ninguém desse por isso !!!
Mesmo depois da corrida de ontem, a minha perna deixou-me sair hoje de casa, para o último passeio do ano, liderado inevitavelmente pelo Mestre Messias.
Como seria de esperar, para este dia de despedida de 2012, muitos compareceram, especialmente os Kotas, que formavam a maioria do pelotão, deixando o resto para alguns Passatempos BT e dois Cavaleiros do BTT.
Todos, fazíamos 18 elementos, a passear pelo nosso quintal, entre Loures, Montachique, Carcavelos e Negrais.
Como seria de esperar, o Btt dominou, ou não fosse o líder o grande Messias... talvez por ser um dia especial, os trilhos mais técnicos iam surgindo pelo caminho deixando o pessoal totalmente satisfeito e de barriga cheia.
Foi com agrado também, que vi surgirem algumas bikes novas no grupo, entre as quais destaco a Cannondale do Paiva e a Specialized do Pedro... especialmente o Pedro, que deixou-se de coisas esquisitas com transmissão automática, e desceu à terra com uma coisa “normal” que o tornou inevitavelmente um ciclista normal e não um sofredor, como era no passado.
A lama, também nos acompanhou ao longo de todo o percurso, e por vezes, além de sujar o rabinho aos meninos, também sujou o pézinho... momentos de pura diversão para os restantes, como é óbvio.










Julgo que para despedida, pouco mais se podia pedir... diversão, alegria, subidas, avarias e até uma queda !!! houve de tudo portanto.
Para recordar, sem dúvida, especialmente pelo local da foto, que tinha um presépio para nos abençoar !!! na altura parecia-me isso ??? agora que vejo a foto, fico com outra ideia !!! mas isso deixo para a imaginação de quem o vê...
Meus amigos... para despedida deste ano maravilhoso que tive na vossa companhia, julgo que não há mais nada a dizer, simplesmente que o próximo seja pela menos igual a este, sem as lesões e as quedas que nos assombraram a alguns.


Feliz 2013


29/12/2012 - Corrida de
São Silvestre de Lisboa

Depois do “teste” da semana passada, fiquei convicto que a minha participação nesta prova, ia ser impossível, devido às dores com que fiquei.
Durante a semana, ainda ofereci o meu dorsal, mas esta oferta foi recusada, pelo que iria ficar com o dorsal cá em casa a rir-se para mim !!!
Isso, basicamente, estava a atormentar-me os pensamentos, pelo que tentei numa espécie de último fôlego, electrocutar-me todos os dias, e alongar a perna o máximo possível, com vista a uma participação sem qualquer objectivo.
Posso dizer que andei com dores nas pernas de tanto as esticar, mas, a recompensa acabou por aparecer... eu ia estar presente.
Além de mim, iria a Carla e dois amigos meus... a Rita e o seu irmão, o Rui.
A Rita, viria mesmo a ser o meu travão para não estragar a coisa, ainda mais...
Chegados ao local, deparai-me com uma multidão imensa de participantes e apoiantes o que tornava o meu esforço ainda mais agradável.
Além de tudo isto, uma organização acima da média em que dificilmente iriam haver atropelamentos nos primeiros Kms, que infelizmente, acabam por ser um pouco normais neste tipo de eventos.
Há hora marcada, cortaram as fitas, para que os diferentes escalões da prova se unissem, para a tão aguardada partida, mesmo com alguns atrasados, ainda por entrarem na zona de partida que é sempre bom... para a próxima, cheguem um pouco mais cedo, que partem mais à frente !!!
Dado o tiro de partida, e passados uns minutos lá chegámos os 4 à linha de partida... e daqui para a frente foi sempre a dar à perna, com a Carla e o Rui a irem num ritmo e eu e a Rita noutro.
Os Kms iniciais foram maravilhosos, já com a noite a cair sobre a cidade e a iluminação de natal e sobressair na Baixa Lisboeta, com uma multidão de pessoas a incentivar os participantes, que faziam correr até o mais coxo da parada, que na altura devia ser eu... de guardar na memória, sem dúvida.
O ritmo da minha companheira, era sem dúvida algo lento, mas, posso dizer, que não me custou acompanhá-la nem um pouco, mesmo pensando que possivelmente podia ir um pouco mais depressa sem sentir qualquer dor...
Quando passámos o meio da prova, já as lebres tinham passado a linha da meta, o que não deixa de ser engraçado... ou não ???
A subida da Av. da Liberdade e da Av. Fontes P. Melo, foram duras para a minha companheira, que se ia batendo com a sua respiração, ou falta dela, para ser mais preciso... e eu, aqui sim... a subir vieram as malditas dores, mas que a este ritmo eram totalmente suportáveis.
Os Kms finais, foram em pura cavaqueira, pois a meta estava logo ali, com os nossos companheiros a aguardarem a nossa passagem pela linha da meta.
Não sei se foi por termos chegado um pouco mais tarde, mas confusão nem vê-la... entrega do chip, recolha da medalha e saco de recordação... tudo feito nas calmas.
Tendo em conta que este era o último objectivo que tinha para este ano, acabei por ficar extremamente feliz por ter participado, apesar de não ter podido correr à vontade... mas como é óbvio, é muito mais importante estar presente, que ficar a casa a moer a dor de não poder participar...
A nós os 4... que tudo de melhor nos aguarde em 2013... e com um pouco de sorte, poderei levar a Rita a passear um pouco nos trilhos !!! quem diria... uma mulher que dizia que eu era maluco, hoje esteve comigo num evento ??? nunca podemos dizer nunca... sem dúvida !!!


terça-feira, dezembro 25, 2012

23/12/2012 - Corrida Matinal...


Com o aproximar do fim do ano, e respectiva Corrida de São Silvestre, era imprescindível para mim, fazer um teste ao estado da minha lesão...
Para tal, como infelizmente não podia ir dar ao pedal com os meus companheiros, devido às obrigações profissionais, hoje acabou por ser o dia perfeito para isso.
Local... Estádio Universitário de Lisboa, o meu local de eleição para correr.
Como ainda era cedo, e o dia estava muito cinzento, não foi de estranhar que além de mim e da Carla, poucos mais atletas haviam no local, o  que a mim me agrada muito, ás vezes, pois a calmaria e solidão são o melhor, para curar qualquer mal que esteja no nosso interior.
Como é óbvio, depois de mais de 1 mês sem correr, o ritmo por mim imposto era baixo, e a distância acabou por ser curta, não passando muito dos 5 Kms que iriam servir perfeitamente, para ver que ainda não é desta que me livro desta dor horrível !!!
A tão pouco tempo da Corrida de São Silvestre, não sei o que faça, mas possivelmente irei me ver obrigado, a abdicar da minha presença na mesma como participante... como apoiante, é certo, pois a Carla irá honrar as cores da casa.
Pelo menos essa alegria, ninguém ma tira !!!

domingo, dezembro 16, 2012


16/12/2012 - Ter ou Não Ter...
Eis a Questão ???
 A marcação para este passeio, foi feita durante o Jantar de Natal das equipas Kotas e Cª e Passatempo BT, que ocorreu na passada 3ª feira... e o apelo veio do Presidente presente... Messias.
Talvez devido ao mau tempo que se tem sentido, poucos ficaram com vontade de comparecer, pelo que na hora, só estava eu, Carla, Miguel Pais, Nucha, Messias e Zé Barbeiro.
O Neves, ainda compareceu, mas antes que alguns de nós lhe pormos a vista em cima, o homem, voltou para trás, pois deu pela queda de um acessório extremamente necessário nesta altura do ano na sua bicicleta... o guarda lamas !!!
Partimos então, 6 magníficos em busca de uma manhã bem passada... e escusado será dizer que a foi, apesar de todas as peripécias que se foram sucedendo.
Entrámos nos trilhos, com alguma lama, fruto do excelente Outono que temos tido... e aos poucos, fomos subindo em direcção ao topo do Cabeço de Montachique.
Por esta altura, já os meus companheiros, mesmo sem darem o braço a torcer, desejavam ter algo, como eu e a Carla, que lhes protege-se o rabinho ???
Na subida final ao cabeço, o Miguel furou ??? digamos que a ajuda do grupo, foi nula, pois continuámos todos a subir, deixando o Miguel sem apoio !!! verdade seja dita, que para um Pró, nestas alturas, a ajuda é desnecessária, e eu, por momentos, até pensei que ele ainda chegasse ao topo primeiro que nós, mesmo com o contratempo !!!
Resultado, o atleta, nunca mais chegava ao cume ??? e nós... comemos, brincámos, tirámos fotos e ele nada !!!... depois de muito esperar, ele lá chegou, mas a andar a pé ??? a falta de ar nos pulmões nestas alturas é tramada !!! acho que nós gastámos o oxigénio todo disponível no local, deixando o Miguel sem nada.
Finalmente, com a nossa ajuda, o furo lá se resolveu definitivamente, e lá voltámos ao caminho, em direcção a Fanhões.
Na subida para o Parque Eólico  de Fanhões, uma coisa rara aconteceu... a Nucha ficou a dar à perna no ar ??? o crank esquerdo saltou fora da pedaleira !!!
Digamos que é inédito, mas a rapariga não tinha nem aperto, nem uma porca no crank ???
Na altura deu para rir, mas se tivesse acontecido a descer, as consequências poderiam ter sido bem mais graves.
Ainda procurámos todos pela peça, um pouco, mas cedo chegámos á conclusão que era uma agulha em dois palheiros !!!
Lá seguimos em direcção a Bucelas, por uma descida que era preciso tê-los no sitio... e aqui, para elas, que não os têm, a opção foi fácil... desmontar... quanto aos homens, só eu e o Miguel é que descemos tudo... mas honestamente, por vezes ainda pensei 3 vezes !!! é que à segunda, ainda estava convicto que o melhor era parar...
Já no regresso a Loures, o Messias ainda deu pela falta dos seus óculos !!! deixou de os ter, para ser fácil... cá por mim, estes Kotas andam todos a trocar a medicação... depois dá nisto... perdem, deixam cair, esquecem-se... eu sei lá ???
No fim... o objectivo tinha sido alcançado... uma manhã maravilhosa e memorável, na qual o São Pedro não marcou presença, apesar do terreno por vezes mostrar toda a sua fúria, mas que uns guarda lamas, faziam este pormenor, parecer uma brincadeira para crianças... se não acreditam, vejam lá bem !!!
Amizades e conhecimentos à parte... qual dos rabinhos é que preferiam ter no fim da volta ???

 










Hipoteticamente... é que ambos já tem dono !!! hehe.






sábado, dezembro 15, 2012

09/12/2012 - Um Maratonista
Muito Especial...


Depois do "enche barriga" de ontem, o dia de hoje estava reservado há muito, para dar o meu apoio a um atleta que muito admiro... o Rui Luz.
O "homem", ia nada mais, nada menos, do que correr a Maratona de Lisboa !!!
Para o ver, acompanhar e incentivar, estava eu, a Carla, o Miguel Pais e a Nucha, o que não deixou de me causar algum espanto, uma vez que muitos se apelidam de "amigos", mas na altura ninguém compareceu, apesar de se ter falado nisto com alguma antecedência.
Atenção que, para mim, amizade não é andar aos beijinhos e abraços, pois isso acaba por nunca exprimir o sentimento que vai dentro de nós... a amizade, para mim, é somente pequenos gestos que mais tarde ambos, os intervenientes, podem recordar !!!    
Voltando à prova, tirando os primeiros Kms, acompanha-mos o atleta ao longo de todo o percurso, de forma a distrair o Rui, de forma a que os Kms fossem passando, e o mesmo não desse por isso.
Para um estreante, posso dizer que ele se portou como um verdadeiro campeão, estando inclusive disponível para algumas brincadeiras connosco...
A meio, vi-me obrigado a desviar um pouco o meu apoio, pois as forças começaram a faltar-me nas pernas ??? e como tal um Pastelinho de Cerveja em Belém, foi o tónico que eu estava mesmo a precisar para aguentar o ritmo do "atleta da casa".
Deu para reparar que, os últimos Kms foram difíceis para o Rui, pois foram sempre a subir, mas, para quem o conhece, este rapaz nunca manda a toalha ao chão... como tal, acabou por terminar em grande, e com um tempo abaixo das 3h... magnífico !!!
Infelizmente, não consegui registar este último momento, devido às imposições dos guardas no fim da prova, o que nos levou a todos, a perder o Rui no meio da multidão.
Depois de muito procurar-mos, lá desistimos e voltámos para casa com um misto de objectivo alcançado, e tristeza, por não termos podido dar a felicitação final ao campeão e registar o momento fotogénico obrigatório.
Mas, como já sei que o Rui vai voltar a realizar esta prova, com o objectivo de melhorar o seu desempenho, para próxima certamente que não o vamos deixar fugir.
Amigo Rui, continua a ser um exemplo para todos nós... força !!!






08/12/2012 - Dia Totalmente
Maníaco...


Entrar em dezembro, é sinónimo de festa... como tal, para iniciar a época em beleza, nada melhor que um passeio de natal Maníaco, entre amigos e conhecidos.
Além da turma Maníaca, acabei por arrastar os Cavaleiros do BTT (Pedro Rosa e Victor) e o Casal Fantástico (Miguel e Nucha), para este passeio familiar.

Apesar do frio, e mau tempo que estava no inicio da manhã, muitos compareceram ao apelo, que não prometia grandes dificuldades, pois a confraternização entre o pessoal, e um treino ligeiro eram os objectivos presentes.

O passeio foi circular, saindo de Sacavém em direcção a Lisboa e Amadora, sempre pelas bem-vindas ciclovias, indo depois para Belas, local aonde reunimos as tropas todas, e fizemos a paragem gastronómica da ordem...

Daqui fomos para a mata de Belas, para aqui sim, fazer o gosto às rodas e brincar um pouco nos trilhos... subidas, descidas, zonas mais técnicas e alguma lama, acabaram por fazer as delicias dos presentes.

Tendo em conta que nem todos vínhamos do mesmo sítio, desde cedo o grupo se foi fragmentando, levando cada um para o seu destino.

Eu, acabei por sair em Montemor, já perto de casa, mas... antes dessa separação ainda fui brindado, juntamente com os meus companheiros, por um momento de rara beleza... pedalar acima das nuvens !!!

Momento para mais tarde recordar certamente, pois a paisagem estava deslumbrante.

Com pouco mais de 50 kms feitos, o dia terminou com o habitual jantar de natal, no qual o pessoal se apresentou todo acompanhado pelas suas caras metades, tornando assim a festa ainda mais bela, ou não fossem elas a nossa razão de pedalar e viver.

Aos Maníacos, um simples promessa... este ano, certamente estarei mais presente nos passeios organizados pelos mesmos, pois é sempre um prazer partilhar os trilhos com vocês.

Boas Festas a todos !!!






quarta-feira, dezembro 05, 2012

02/12/2012 - Frio...
Mas não para todos !!!


Mesmo com todas as dificuldades físicas, que voltaram passado tanto tempo, a vontade de sair de casa é mais forte do que eu, e hoje, o convite para fazer estrada acabou por ser irrecusável.
Como tive que ir trabalhar de manhã cedo, só me juntei aos meus companheiros, quando a procissão já ia a um terço do caminho, mas, mesmo assim, a tempo de desfrutar de algumas das subidas prometidas.
Sai de Loures, em direcção a Bucelas, local aonde nos reunimos todos, formando um pelotão de  9 elementos.
Neste dia, havia uma estreia... o João Montez, com a sua novíssima Scott Foil, rendia-se ao pecado das sensações velocipédicas da estrada !!!
Como seria de esperar, os guias de serviço, fizeram de tudo para o baptizar como deve ser... e para tal... subidas com ele !!!
Felizmente para mim, a minha dor, não se agrava a pedalar... senão, estava bem tramado.
De Bucelas, até á Malveira, andámos por terras que nem devem vir no mapa, pois transito... nem vê-lo ???
Da Malveira, ainda rumámos em direcção à Ericeira, mas com o apertar das horas, acabámos por virar para Cheleiros, com direito a mais um Prémio de Montanha, para assinalar no roteiro turístico.
O João... por mim, passou com distinção o castigo imposto pelos “amigos”, uma vez que esteve sempre longe da cauda do pelotão, na qual estava um homónimo seu que nem para a foto de grupo se fez mostrar ??? Mas posso garantir que é o João que está atrás da malta...
Antes de nos despedirmos, o Paulo Duran furou !!!
Durante a reparação do mesmo, o homem recebeu um telefonema da sua querida (vamos pensar que sim ???), em que lhe prometia algo quente e delicioso à chegada a Odivelas... digamos que além de demorar metade do tempo a reparar o furo, ganhámos uma nova lebre no grupo... o que uma mulher faz ????
Eu, como não iria ter direito à “coisa”, rumei por um caminho alternativo que me iria levar mais cedo à casa da mamãe, para um almoço simplesmente divinal... bacalhau assado com broa... depois de um treino com cerca de 65 Kms, há lá coisa melhor ???
Quanto aos meus amigos, penso que chegaram bem e acabaram por dividir a iguaria com o Duran !!! sortudos...