segunda-feira, maio 28, 2012


27/05/2012 - Cabo Espichel
Remake



Antes de passar ao “evento” em si, não quero deixar de deixar aqui o meu espanto, e até mesmo tristeza, pelo facto de os mentores do passeio não terem comparecido ao mesmo... só espero que tenha sido por motivos de força maior ???
Apesar de ser uma volta que há muito os elementos do Passatempo BT fazem, praticamente todos os anos, desta vez, após algumas considerações, optamos por refazer um pouco a volta, e deixar as alterações sugeridas, ao encargo do Papa trilho, Rui João, que como seria de esperar não desiludiu ninguém.
A ida para a margem Sul, desta vez foi de comboio, o que nos levou até ao Pragal... daqui, seguimos então para as Arribas da Costa da Caparica, que deslumbram qualquer um com aquela vista sem fim sobre o mar.
Paragem obrigatória... Restaurante O Capote... com uns bolos divinais, especialmente as Bolas com Creme !!! para quem não sabe, fica na Rua dos Pescadores, no centro da Costa. (tenho de começar a pedir comissão por tanta publicidade...)
Engraçado ver, que, a gula destes “Prós”, tem vindo a evoluir da mesma forma que a sua forma física !!! antes... era uma miniatura para 2... agora é um bolo bem grande somente para 1 ???
De barriga cheia, seguimos à beira mar para descontrair, até à Fonte da Telha, aonde rumámos para a já famosa Mata da Apostiça, aonde a areia faz sempre das suas, provocando uma ou outra queda e hoje não foi excepção !!!
De Alfarim para a frente, o caminho foi todo novo, com o Rui João a levar-nos por caminhos por nós desconhecidos, de tal forma que a abordagem ao Cabo Espichel acabou por ser pelo lado Sul... zona extremamente divertida por sinal, para se fazer BTT, devido às pedras e raizes que obrigavam a desvios e saltos constantes.
Aqui, nesta zona, ainda deu para regar uma Figueira, plantada pelo Presidente dos Papa Trilhos, o Paulo, que o tem afastado destas lides... as melhoras meu caro “conhecido”.
Já no Cabo, basicamente houve tempo para tudo... sessão fotográfica, ver as vistas, descer uns drops e tudo mais o que nos apeteceu... inclusivo deitar um pouco ??? nisto o Neves é imbatível !!!










Tendo em conta que a hora de almoço se aproximava, era tempo de dar ao pedal até Fernão Ferro, local aonde deu para duas coisas... almoçar, e ter uma visita guiada a esta bela localidade !!! com passagem à porta de alguns dos elementos dos Papa Trilhos !!! obrigado Rui... Fernão Ferro é definitivamente um local a colocar nos roteiros turísticos.
O regresso até Almada, foi por todas as estradinhas possíveis e existentes na margem Sul ??? coisa mais linda !!! na minha opinião, uma vez que tínhamos alternativa pela terra batida, teria sido mais interessante, mas, como tudo nesta vida é treino, este rolar pelo alcatrão também acabou por ser “bem” vindo.
Ir a Almada e não visitar o Cristo Rei, não passa pela cabeça de ninguém, como tal, depois de fazermos a zona ribeirinha de Cacilhas, muito bela por sinal, seguimos para uma daquelas paredes que qualquer ciclista adora fazer para acabar o dia em grande !!! com a língua de fora, para ser mais preciso.
A opção para regressar a Lisboa, mais uma vez, voltou a cair sobre o comboio, como tal, seguimos novamente para o Pragal, mas antes de chegarmos ao dito, o inevitável tinha de acontecer... um furo !!! coube ao Peixoto a proeza.
Travessia feita, ficaram para trás 123 Kms de boa companhia, paisagens maravilhosas e acima de tudo a certeza de que o treino para a próxima travessia estava feito...


domingo, maio 27, 2012

26/05/2012 - 2 Bandidos
e 1 Cigana...



Ultimamente tenho fugido à minha fininha, devido a dores no corpo, durante e após os treinos ??? o que me levou seriamente a duvidar do tamanho do quadro, mas, depois de efectuar alguns ajustes na posição, hoje era dia de fazer um teste ás alterações.
Para tal, parti para a rua, na companhia do Fernando e da Carla, que também testava novas afinações, uma vez que o problema afectava os dois !!!
Seguimos de casa em direcção ao Carregado pelo N10, mas para espanto meu havia muito transito !!! e depois de muito pensar, cheguei à conclusão que era Sábado ??? há muito tempo, que eu não treinava num Sábado !!!
Além disso, ciclistas nem vê-los, pois nós arrancámos mais cedo do que costume.
Chegados ao Carregado, virámos para o Sobral de Monte Agraço, fugindo assim ao caos do transito, mas para compensar, rumámos a uma subida sem fim !!! possivelmente quase 1 hora a subir.
Coube-me a mim e ao Fernando ir impondo o ritmo uma vez que a Carla, durante todo o passeio, seguiu sempre atrás dos bandidos, fazendo de cigana, que nunca passam à frente dos homens.
No Sobral, local de pausa para abastecimento e fotos, nós, os bandidos inocentemente fizeram uma menina chorar desalmadamente, pois “corremos” com ela do seu baloiço para tirar uma foto... coitadinha da criança !!!
Do Sobral, fomos para a Póvoa da Galega e depois Montachique.
Daqui, seguimos para Lousa, com a intenção de nos separarmos, mas como o Fernando optou por furar, lá fomos juntos em direcção a Loures, passando pelo ATX Cycling Store, para fazer uma visita ao Bruno e pedir-lhe um pouco de ar para o Fernando !!! sim para ele, pois o pneu da bike já estava cheio.
Para terminar o dia em beleza, nada melhor que subir Montemor, e chegar a casa com 90 kms feitos, e melhor que isso sem dores de registo no corpo, o que indica que com mais alguns ajustes a coisa até vai... espero eu !!!  

domingo, maio 20, 2012

20/05/2012 - Haja Unhas !!!


Pela primeira vez desde que deixo  aqui os meus pensamentos, tive uma pequena dificuldade em dar à unha, e colocar no papel aquilo que me ia na alma (não ia nada para ser especifico...), mas, após uns olhares para o céu, felizmente algo começou a surgir na ponta da minha caneta... sim... eu ainda sou do tempo, em que não há nada como escrever em papel !!!
Avançando... a todos os meus companheiros que optaram pela máxima... de manhã, na caminha é que é bom !!! e optaram por fugir às pingas refrescantes oferecidas pelo São Pedro... os meus Parabéns !!! especialmente ao “suposto” guia, Messias.
Honestamente, não tive oportunidade de confirmar, mas, tendo em conta que ele se apresentou no nocturno de manga comprida, numa noite de calor, só posso supor que alguém lhe chegou as unhas ao pêlo ??? como o próprio diz... quando à “festa” no ar, é trancar as portas e aproveitar a deixa... e por aqui me fico.
Antes de passar à “nossa” volta, uma palavrita para todos os valentes que foram até Alvalade, participar no Raid local, e honraram o nosso grupo da melhor forma possível, apesar da lama que apanharam e que os sujou até à ponta dos dedos... quanto a nós, restantes corajosos, apesar do céu ameaçador, acabámos por ter uma manhã deveras memorável pelos mais variados motivos.
Após um primeiro banho inicial do “Mestre”, com um telefonema facilmente se resolveu a situação... união dos grupos Kotas e Passatempo.
Juntos, seguimos para um treino maioritariamente de alcatrão, uma vez que os terrenos estavam todos enlameados e a malta não queria sujar as bikes !!! pensava eu ???
A estrada levou-nos até ao Estádio do Jamor, local aonde iria decorrer a final da Taça de Portugal entre o Sporting CP e a Académica de Coimbra.
Aqui, apesar da gritaria proferida por nós, foi com espanto meu, que os adeptos leoninos presentes não soltaram nem um rugido ??? talvez por estarem a adivinhar que o Leão se iria apresentar a jogo de unhas cortadas !!! hehe... só pelo facto dos estudantes terem tratado da manicure do bichano, este dia já foi inesquecível.
Tendo em conta que estávamos numa zona com uns trilhos engraçados, optamos por começar a sujar um pouco as máquinas. e subida após subida lá se iam ouvindo alguns gemidos no seio do grupo... especialmente do Óscar, que chorava a pintura da sua bike nova... uma Scott Spark 50.
Daqui, seguimos para o Monsanto, para completar o tratamento de beleza e mudar definitivamente a cor às nossas bikes... apesar da lama, o terreno e o dia estavam espantosos para a prática do BTT.
Depois de tanta lama, o regresso a casa, só foi possível depois de lavarmos as bikes, pois já se tornava difícil distinguirmos as nossa máquinas, excepto a do Óscar que apesar de tudo brilhava e ainda cheirava a nova.
Para terminar o dia em beleza, e para verem que eu até sou um indivíduo multi-facetado para as artes... neste domingo ainda tive tempo para fazer uma pintura ??? podia ter sido um quadro, um grafite, mas não ??? foi algo bem mais difícil !!! foram umas unhas mesmo ??? e atenção que a obra foi concluída à primeira, sem ter de recorrer à famosa acetona para apagar as borradas efectuadas por aquelas que se intitulam “Manicures”.

Digam lá se não ficaram giras ???

domingo, maio 13, 2012

13/05/2012 - Para Comer...
Todos Menos Um !!!

 

Mais uma vez, o Paulo Rosa organizou um passeio até à Arruda dos Vinhos, com passagem pela casa dos seus pais, com a finalidade de abastecer as panças dos aventureiros.
Como seria de esperar, grande parte do pessoal atendeu ao convite, 18 para ser mais preciso... no entanto houve um que recusou-se a participar no evento, talvez por medo do Menu oferecido pelos pais do Paulo, que continha coisas que fazem muito mal a qualquer desportista que se cuide ??? eram pequenas iguarias como queijo, presunto, chouriço, acompanhadas por um pão quente e divinal... que chatice !!!
Ao amigo Zé Salsicha, só posso dizer que a sua presença foi sentida, mas ele não querendo perder a linha, tinha sempre a hipótese de fazer como o Luís Ramos, que ficou somente a ver o pessoal a comer... especialmente o Zé Manel, que não queria abandonar a mesa por nada !!! mais um pouco e ficava para devorar o almoço aos pais do Paulo... julgo que não ficava sozinho !!!
Para chegarmos ao ponto de destino, as subidas foram uma constante, e se para uns as mesmas não apresentavam qualquer dificuldade, para outros foi um excelente treino.
Para o Marco, o dia só não foi mais difícil, porque a troca de bicicleta com o Óscar, ficou-se pela casa dos pais do Paulo, senão ele iria acabar como o Óscar e como o Zé Atum... sem piu !!!

O regresso a Odivelas, apesar de também ter alguns prémios de Montanha, como o pessoal vinha de barriga cheia, acabou por ser mais fácil, especialmente para os que passaram a manhã a bolachas de Água e Sal !!! Óh Paulo, para a próxima tens de incluir um menu de dieta, para os mais preocupados com a linha, e talvez assim até o Zé Salsicha compareça ao repasto.
Quem deixou o grupo mais cedo foi o Alberto... e tendo em conta que ele estava meio perdido, as perguntas que todos nós fazíamos pelo caminho eram... Será que o Alberto veio por aqui ?... Alguém viu o Alberto ?... Será que ele chegou a casa ?...
No final, acho que nós acabamos por chegar primeiro do que ele, mas isso ninguém pode confirmar !!!
No fim das contas, todos fizemos um treino considerável entre os 85 e os 100 Kms, o que não deixou de ser óptimo para a viagem que se aproxima.
Como é óbvio, fica aqui, em nome de todos o Obrigado ao Paulo Rosa e aos seus Pais, pelo excelente repasto oferecido pelos mesmos e a promessa de voltarmos um dia, para comer e beber mais...
Sem querer, aos poucos o “Grupo” vai criando voltas míticas a repetir todos os anos, e esta como é óbvio tem de constar na misteriosa “Agenda dos Petiscos” ???
Já agora, fica já aqui a intenção de incluir mais uma nessa “Tal Agenda“ a volta que iremos fazer dentro de dias... mas 1º temos que provar as iguarias que vão estar presentes para ver se merecem tal honra... certamente que sim !!!


quinta-feira, maio 10, 2012


Amigos Vs Conhecidos


Desde que me conheço como homem, que digo que “Amigos”, são aqueles que me viram crescer desde a minha infância até à fase adulta, e “Conhecidos”, são todos aqueles que se foram cruzando comigo ao longo da minha vida...
Pois bem... nesta altura, mais algumas interrogações vão surgindo na minha cabeça ???
Nesta fase da minha vida, só vejo os meus “Amigos” em casamentos ou eventos festivos, e aos “Conhecidos”, vejo-os quase todos os fins de semana, e a alguns, mais do que uma vez por semana até... resultado, por ano, vejo os “Amigos” uma ou duas vezes, e os “Conhecidos”, pelo menos umas 50 vezes !!!
Outro pormenor, quando digo a um amigo que vou fazer 100 Kms de bicicleta, que vou subir a Serra da Estrela ou os Picos da Europa a pé, que vou fazer uma peregrinação aqui ou ali, eles... como "Amigos" que são, dizem-me logo... tu és doido !!! Fica mas é em casa, deita-te no sofá e vê um filme !!! vai passear até ao Colombo, que é bem melhor que essas maluquices !!!
Mas, se digo o mesmo a um “Conhecido”, a resposta é... posso ir contigo !!! boa sorte e força nas pernas !!! vai que tu és capaz !!! Se puder, estarei lá para te dar um abraço !!! pró ano estarei lá contigo !!! parabéns, és o meu herói (Já estou a esticar a corda, eu sei...) !!! e outras coisas do género...
Honestamente, hoje, não sei o que é melhor... ter “Amigos” ou “Conhecidos” ??? uma coisa garanto... não me vejo a viver sem os meus “Conhecidos”, pelos mais variados motivos, dos quais posso destacar a motivação por uma “Velhice” mais saudável, e vir a ser um exemplo para outros, como hoje, alguns dos Kotas são para mim.... o querer alcançar objectivos, antes por mim  nunca sonhados... e acima de tudo, ter a motivação por querer continuar a respirar, olhando para a vida de uma forma muito mais positiva.
Depois de mais um desabafo, ou tolice, só posso dizer a todos os meus “Conhecidos” ou talvez “Verdadeiros Amigos”... vemo-nos nos trilhos e sofreremos juntos, a dor de subir ao ponto, em que muitos dos nossos “Amigos”, jamais alcançarão...     

quarta-feira, maio 09, 2012

06/05/2012 - Regresso ao 
Nosso Quintal...


Depois da ultima aventura, hoje era dia de voltar a sujar as nossas meninas... voltar, para alguns, pois as minhas ainda estavam cheias de terra e lama santas.
Como era dia de regresso, o passeio ficou ao encargo do Mestre Messias, porque o pessoal não o queria ver a chorar mais, por este ou aquele motivo, e como tal , demos-lhe o direito de nos levar para os lados da Carregueira.
Infelizmente nem todos os peregrinos puderam comparecer ao treino matinal, ou não fosse hoje o dia da Mãe... O.K., eles são o Pai, mas tinham de cumprir com as obrigações de paparicar as dondocas lá de casa.
No meio do nosso grupo, acabamos por levar sem querer um animal, com falta de identidade... O Carneiro, que vá-se lá saber porquê levou a manhã toda a chilrar e a dar coices ???... julgo que isto são os efeitos colaterais dos geles e outras drogas que ele anda a tomar !!!
O passeio acabou por ser descontraído e por trilhos já por nós conhecidos, culminando numa subida, que apesar das várias tentativas, ninguém conseguiu fazer... talvez outro dia ???








Aos poucos, no regresso, o grupo foi-se separando, uma vez que nós, os que tivemos permissão de sair de casa, tínhamos de estar à mesa há hora marcada com as nossas Mães... o respeitinho ainda é muito bonito.
À minha Mãe e à minha Sogra, dois beijinhos muito grandes e como é óbvio, para todas as outras, um 

 Feliz Dia da Mãe...

terça-feira, maio 08, 2012

CONTRATADOS...




















Julgo que falo em nome de todos, mas para encerrar este capitulo, não podia deixar de agradecer aos mentores do acontecimento.
Como tal, ao Messias, ao Zé Manel e ao Rui Badalo, um enorme obrigado por tudo aquilo que nos proporcionaram, que foi muito além de um fim de semana ciclopédico.
Para dar uma ideia daquilo que passamos juntos, julgo que uma imagem é mais do que tudo aquilo que eu possa escrever...
Da minha parte, estão todos contratados, para futuras reedições desta peregrinação e de outras aventuras que possam surgir.
Obrigado.

domingo, maio 06, 2012


los hombres coche escoba
Apesar de não ser o Post final sobre esta viagem, não queria deixar em branco, dois elementos muito importantes e especiais no nosso grupo... O Barros e o Jaime (já disse que não sou eu...).
Estes dois homens, estavam sempre aonde era preciso, com tudo aquilo que nos fazia falta, nomeadamente líquidos, frutas e todos os outros sólidos necessários às nossas refeições.
Até o descarregar das malas das carrinhas, era feito por eles... tudo feito, para que nós, atletas, estivéssemos o mais à vontade possível... 5 estrelas.
Isto tudo com uma alegria contagiante, que nos deixava a nós, com mais vontade de chegar ao próximo ponto de abastecimento, o mais rápido possível.
Talvez por isto a viagem tenha corrido tão bem e sem qualquer contratempo.
Aos dois, e em nome de todos, um enorme obrigado, e no caso do Barros, espero ver-te nos trilhos o mais breve possível, para que nos possas acompanhar até Fátima.
Um abraço amigos.

As Histórias por
Dentro da História - Parte II


Os Garanhões...

Se há coisa que não dá para explicar é um grupo de homens juntos !!! basicamente, tornam-se nuns garanhões puros sangues, sempre prontos a disparar os piropos mais pirosos ao cimo da terra ??? e neste grupo isso não é excepção !!!
Sempre que uma mulher se cruzava no nosso caminho, lá ia a boca da ordem e escusado será dizer que o retorno não passava de um “bom camino”...
Mas, quando surgiu a oportunidade de tirar uma foto com umas donzelas, foi-me extremamente difícil arranjar um voluntário... falam, falam... mas quando chega a hora, dão todos um passo atrás !!!
Outro episódio com o sexo feminino, passou-se em Santiago, com a Manola !!!
Manola, é uma “M.I.L.F.”, com boa apresentação e com um espanhol tentador... tentador ao ponto de 70 % dos souvenires que vieram para Lisboa, foram comprados na sua loja.
Mais uma vez, a manada foi toda junta, e tirando a parte de gastarem uns euros a mais na loja, os resultados práticos foram abaixo de zero !!! apesar que houve um elemento que passou mais tempo na loja... honestamente acabei por nem reparar quem foi... só sei que esperei ao frio, um pouco mais pela reunião do grupo.
Aos meus companheiros garanhões, uma palavra... caçar em grupo, só é bom para espantar a caça e sejamos verdadeiros... isso é mesmo o que todos queremos !!! não é ???

Não é a Manola, mas é parecida !!!
Não é a Manola, mas é parecida !!!
A dieta dos atletas...

Muitos pensam que o pessoal que pratica desporto, tem a mania das dietas e da linha !!! não é mentira de todo, mas na altura de fazer qualquer coisa, a máquina precisa de combustível, como tal, o nosso apetite devorador, come tudo o que aparece pela frente... resultado, o balanço entre o ingerido e o gasto, nunca andam muito longe um do outro.









Nestas jornadas a Santiago, diziam os entendidos que estávamos a gastar 4500 a 5000 calorias por dia !!! talvez mais até ???
Portanto, a malta tinha de comer... e no menu constaram, Pregos à moda de Barcelos, Costelões de Novilho, Grelhadas Mistas em que 1 dose dava para 6, Frangos Grelhados, Francesinhas, e muito mais !!!
Já para não falar nos doces... Gelados, Mousses de Chocolate, Bolos, Crepes com Gelado e Chocolate Quente, Semi-Frios... tudo aquilo que possam imaginar !!!
Como tal, quem pensa que pedala para emagrecer, só se está a enganar a si próprio... ajudar até ajuda, mas se não fecharmos a boca, dificilmente conseguiremos atingir o “Ponto Danone” !!!





sábado, maio 05, 2012

As Histórias por
Dentro da História



O Cucurucho...
Para quem me acompanha, sabe que frequentemente me refiro a um perfeito orador... o Carlos !!!
Nestes 4 dias em que estivemos juntos, o Carlos, aos poucos foi-se libertando daquela cortina que o mesmo tem á sua frente, e volta e meia lá ia libertando umas frases, por sua vez, bem engraçadas.
Tirando a queda infeliz do mesmo, o momento mais marcante do homem, foi certamente no jantar já em Santiago... quando todos recebíamos as grandes e deliciosas sobremesas que tínhamos pedido, o Carlos, recebia o seu pedido... um Cucurucho ??? em Espanhol não sei o que quer dizer, mas em Português é sem duvidas... não me lixes !!! a cara do Carlos perante tal monstruosidade, julgo que diz tudo !!!
Depois desta aventura em grupo, espero que tenhamos um grande Cucurucho entre nós, sempre animado e divertido como o mesmo se mostrou, sem ser preciso as 2 ou 3 cervejas para libertar a língua do rapaz...  




Pepe...


O tratamento recebido por nós peregrinos, em Espanha, é muito diferente daquele recebido no nosso País... porquê ??? honestamente não sei.
Entre vários episódios, tenho que destacar o Pepe... um homem com um coração do tamanho do mundo.
Perante os nossos homens de apoio, que procuravam um local para comermos abrigados da possível chuva, este grande “homem” disponibilizou o seu humilde estabelecimento para a nossa refeição sem nada em troca !!!
Melhor ainda... sem conhecer os nossos homens, deixou-os sozinhos no seu café, enquanto foi ao médico !!! se conhecem alguém que deixe 2 estranhos no seu estabelecimento comercial, com direito a fazerem o que bem entenderem, digam-me ???
A gratidão pelo seu gesto, da minha parte, além de ter assinado o seu livro de presenças de peregrinos, só pode passar por fazer publicidade ao seu estabelecimento... Pepe 2, que fica no centro de Padrón, mesmo no caminho certo para Santiago.
Do grupo, recebeu o dorsal do Barros, um cachecol português e a promessa de voltarmos um dia.
Homens assim, existem poucos !!! honra a minha que ao longo destas aventuras me vou cruzando com alguns...

Obrigado Pepe...  


Puro por Natureza...




Ao longo destes últimos anos, muitos foram os passeios que tive oportunidade de fazer com o Neves...
O Neves, é um homem vivido, com uma experiência de vida ao alcance de muito poucos.
Andar perto deste homem, é o suficiente para ouvir conselhos dos mais variados temas... e sem sequer pedi-los, que é melhor ainda.
Tirando a parte engraçada do Neves, que sem falar muito consegue tirar uma risada do grupo com as suas teologias, o Neves, tem conhecimento sobre tudo !!! até como tirar pastilha elástica do cabelo ???
Entre mil e uma razões para me fazer rir, houve uma que me saltou à vista... o virar da sua religião ???
Perto de Santiago, o Neves resolveu orar a Alá e virar-se para Meca !!! não sei se acertou na direcção, mas, a cabeça estava para baixo e o rabo estava virado para Santiago.
São momentos difíceis de descrever, mas para quem esteve presente, neste momento está a soltar uma gargalhada só de lembrar o episódio...
Apesar do Neves fazer parte dos sexagenários, espero que o mesmo continue a pedalar entre nós durante muito tempo, pois ainda tenho muito para aprender, com alguém tão único e divertido como ele... e que Alá esteja contigo...