quinta-feira, abril 26, 2012

A minha Bicha está pronta para a viagem...

quarta-feira, abril 25, 2012

25/04/2012 - Sem Cravos...
Mas com Pastel de Nata !!!

Sendo este o último treino antes da "Viagem Desejada", resolvemos optar por um percurso inteiramente rolante... destino... Casa das Queijadas no Porto Alto.
Em dia de alerta laranja por parte da Protecção Civil, mesmo não tendo prémios da montanha pelo caminho, o vento, certamente que iria tornar este dia bastante interessante.
Cada um apresentou-se com a bike que quis, e com isto tínhamos um pelotão misto composto por ciclistas de BTT, de estrada e "assim assim", com sapatinhos brancos meio abichanados !!!
Para os estradistas, como foi o meu caso, por vezes foi difícil acompanhar os BTTistas, pois sem querer, a velocidade cruzeiro acaba sempre por ser maior... excepto no caso do Zé Manel, que é a "Locomotiva" humana, independentemente da máquina que ele esteja a montar ???
Loures, Porto Alto... foi atingido em pouco mais de 1h30m, e por nós todos, aguardava o prémio desejado... o belo Pastel de Nata.
  
 O regresso, teve de ser num ritmo mais calmo, pois alguns elementos já acusavam algum cansaço, fruto de      virem nas bikes de andar no mato como foi o caso do Carlos que no regresso já ninguém o ouvia !!!
Mesmo com mau tempo, muitos foram os grupos de ciclistas, com os quais nos cruzamos, o que só prova que o São Pedro, não mete medo ao pessoal do pedal.
Já no final, não nos livramos de um pequeno banho, que felizmente não estragou o nosso treino matinal.
De realçar, que hoje, o Rui não precisou de uma corda, o que não deixa de ser positivo a 3 dias da nossa Odisseia.
 Aos meus companheiros de viagem, agora é tempo de descanso e reflexão, pois o dia D, está já ai... Até lá Amigos.


domingo, abril 22, 2012

22/04/2012 - Vamos

Embora Rui...

 
Depois de ter sido arrancado da cama, na semana passada, hoje era dia de "vingança" da minha parte... como tal, convoquei os "empatas" para um passeio de BTT com destino surpresa !!!
Felizmente, muitos compareceram, 16 para ser mais preciso, que comigo e com a Carla fazíamos 18 no total.
Para empenar os meus amigos recorri a um track antigo que tinha na carteira, gentilmente cedido pelo Maníaco Miguel, para a região do Oeste.
Tirando a parte de ligação entre o ponto de encontro, Loures, e Vialonga, o sobe e desce iria ser uma constante.

Nos Kms iniciais, toda a gente se apresentava com um ritmo animado, incluindo o nosso amigo Rui, que como é hábito, gasta grande parte dos cartuchos, na primeira hora dos passeios.
Foi com agrado, que após a 1ª verdadeira subida, ouvi alguns comentários na minha direcção !!! era sinal que a manhã iria ser animada.
Ao longo deste perfeito "parte pernas", volta e meia, era ver os futuros peregrinos a treinar para a Labruja, passeando ao lado das biclas, sendo nestas alturas, o Rui, o elemento vassoura.
Apesar do dia excelente para pedalar, volta e meia, lá caiam umas pingas que não chegavam para tirar a vontade de subir mais e mais... excepto ao Rui, que tinha que ser o Tomé a ir buscá-lo à traseira do pelotão, criando assim uma relação de cumplicidade ainda por explicar ???

Com tanta gente, os furos tinham de aparecer, e logo a quem... à nova Miss Fotogenia 2012 !!! o Tomé... sempre que tiro a máquina do bolso, o Tomé está por perto a ver se cai na objectiva.
Sendo o herói do dia, o Rui, lá partiu em auxilio da Miss, para remendar o furo, originado por uma verdadeira cavilha.

O Fernando, com ciúmes de não ter tanta atenção, mais tarde também furou, mas a ele, foi o Zé Barbeiro que lhe aparou a fuga de ar ???
Os Kms, iam passando, e o cansaço ia-se acumulando nas pernas, e como o pessoal esta sempre todo unido, em todas as situações, até nas paragens mais "técnicas" foi digno ver a união deste grupo de Kotas... só faltou ver uns a pegarem na dos outros ???
Infelizmente, mais uma vez, não consegui completar este maravilhoso passeio, pois as horas começavam a apertar para grande parte do pessoal e o Rui nem mesmo com os empurrões do Tomé se chegava à frente.
Mesmo assim, grande parte da volta prevista foi feita, e à chegada à Venda do Pinheiro, lá rumamos a Loures com um objectivo alcançado... um treino digno para a viagem a Santiago de Compostela.
Fica aqui a promessa, de voltarmos à região para vermos mais, e se possível, quem sabe, sofrermos menos ??? não custa sonhar !!!

domingo, abril 15, 2012




15/04/2012 - Dizem-se "Amigos"...

Para quem anda nesta vida do "ciclismo" sabe perfeitamente que ao domingo de manhã só se fazem duas coisas... pedalar ou praticar a "arte do amor".
Todos nós, quando o despertador toca, fazemos a pergunta da ordem á nossa companheira... posso me equipar ou temos festa ???... e como todos sabem, a resposta é sempre a mesma... põe o protector solar que está calor e não te esqueças do capacete !!!
Pois bem, hoje, tudo estava em sintonia... até o São Pedro estava a colaborar, com umas pingas e um ar ameaçador... e eu, homem de boa palavra, puxei logo pelos argumentos do... está frio... olha a lama... vai chover muito... e no final resultou !!!
Mas, ás 6h30 da manhã, diga-se que ainda é um pouco cedo para a maravilhosa "prática do amor", e como tal optamos por dormir mais um pouco.
Nesta altura, a Carla, lançou-me um pedido... deixa o télélé ligado, não vá o diabo tecê-las !!!??? eu, ainda emocionado, nem desconfiei e liguei o bicho...
Pouco antes do despertador voltar a tocar, e eu já naquele estado característico dos homens, em que tem a tenda armada pronta para a guerra... toca o raio do telefone ??? como é possível !!! era o Messias !!! o líder dos "empata fo...s"... foi que nem um balde de água fria no meu farfaloto pimpinello !!! Fugi eu do grupo, e não é que o grupo veio até mim... 12 para ser mais preciso !!!
Estava um lindo dia para pedalar, dizia o líder dos "empatas"... e nós, meio convencidos, lá nos equipámos para fazer companhia a estes ditos amigos.
Nem 5 minutos tinham passado e já chovia ??? o vento soprava que nem um doido ??? para ser completo, só faltava a lama !!! tudo aquilo que eu tinha argumentado à Carla para a convencer para algo mais interessante, estava a acontecer !!!
Após uns Kms de alcatrão, o Mestre decidiu entrar nos trilhos ??? inicialmente até que não foi mau, pois o terreno estava favorável, mas, depois o guia começou a "avariar " ??? primeiro por sítios sem saída, e depois por terrenos proibidos com chuva, lá para os lados da Mata do Paraíso e zonas circundantes.
Resultado... lama até ao pescoço, como há muito não via (O.K., até é divertido, mas eu tinha algo melhor em mente...). Com a matéria pastosa, vieram as quedas e mais uma vez o Zé Manel conseguiu uma proeza artística... cair de marcha atrás !!!
Também vi o Fernando no chão e se mais houveram, não dei por isso.
A abençoar estas quedas, estava o São Pedro a dar forte e feio, que acabou por levar os mais sensíveis a procurarem abrigo da maneira possível. Chegamos ao ponto lastimoso em que a solução foi rolar para casa, com passagem obrigatória por um ponto de lavagem de bicicletas, pois naquele estado ninguém entrava em casa.
Aos meus ditos "amigos" só deixo uma mensagem... para a próxima certamente vou desligar os telemóveis, o telefone de casa, corto o fio da campainha de casa e pelo sim pelo não ainda ponho a gata na varanda para espantar um possível pombo correio !!! A todos os "empata fo...s", um bem haja muito grande e muito obrigado por me darem razões por que escrever...

domingo, abril 08, 2012




08/04/2012 - A Volta do

Coelhinho...


Depois de 4 dias no estaleiro sem poder pegar na bike, hoje era tempo de voltar ao mato e desfrutar deste dia festivo.
Não posso deixar de enviar um abraço ao Paulo Duran, que nos escoltou até ao Monsanto e depois regressou a casa, para assim cumprir com as suas obrigações enquanto "chefe de família".Para este passeio no Monsanto, no grupo estavam eu, a Carla, o Cláudio, o Fernando e o nosso guia, o Coelhinho Rui João.
Felizmente, o "animal", apesar de ter uma capacidade auditiva acima da média, ia-nos guiando pelos trilhos do local, sem dar ouvidos ao Papagaio que vinha na traseira do pelotão a querer dar bitacos sobre o caminho a levar. Quanto a nós (eu, Carla e Cláudio), parecíamos uns Cordeirinhos que seguíamos o seu líder, sem dizer ai nem ui !!!
Mais uma vez a calma e o silencio presentes no Monsanto, eram por um lado muito estranhos, mas por outro, extremamente relaxantes... e este sentimento só era abalado pelos berros que o Papagaio dava que só dizia... Oh Rui !!!... Oh Rui por ai não !!!... AAAAiiii... UUUiiii... resumindo, o bicho só sabia meia dúzia de palavras e não parava de as repetir ??? um verdadeiro Papagaio, mesmo. Pelo meio do excelente passeio proporcionado pelo Coelhinho, que alternava entre estradões e singles, com subidas à mistura, cruzamo-nos com 2 personagens perdidas... o Paulo e o Marochas.
Na verdade, pareciam mais a Bela, com o seu sapatinho de cristal novo, e o Monstro, que sempre que subíamos impunha uma respiração ofegante, que afugentava qualquer um... e isto tudo se passava durante uma excelente manhã de Páscoa.
Basicamente, este dia foi uma perfeita fábula, com tanto animal junto que por ali passeava, e seguiam o seu caminho alegres, e encantados com o verde do bosque.
Como era dia de festa, recolhemos todos bem cedo...um à toca, outros ao estábulo, o Papagaio à gaiola e a Bela e o Monstro aos seus castelos, sendo que no caso da princesa, parabéns pelo seu sapatinho branco... deveras encantador.
A todos os "animais" que comigo estiveram neste dia, e a todos os outros que por ai andaram, uma Feliz Páscoa e lembrem-se que as amêndoas fazem mal aos dentes... façam antes como o Papagaio !!! comam só fruta... hehe !!!

domingo, abril 01, 2012




01/04/2012 - Dois Mustangs à solta...




Trim Trim... 6h45 da manhã !!! o despertador tocou a avisar que eram horas de preparar a luta do dia, mas, a Carla, aclamou logo aos deuses, para que colocassem nuvens no céu, e aumentassem as probabilidades de chover, para assim ficarmos na cama... eu, lá me levantei... tratei da nossa "bicha" e olhei para o céu !!! estava escuro e ameaçador ??? escusado será dizer que o destino foi o vale dos lençóis. Quando saímos do local, já o Sol ia alto, e apesar das nuvens ainda estarem no ar, a vontade de pedalar falou mais alto e como tal saímos os dois para uma Volta Saloia.
Na Expo, ainda nos cruzamos com o Marochas, o Jorge e o Marco, que já regressavam do seu treino, cheios de boa disposição, como não podia deixar de ser, sendo que, no caso do Marco a forma abichanada como a bicicleta dele esta a ficar, deixa algumas duvidas no ar !!! cá por mim, a Mila, ainda vai regressar este ano a Fátima ??? Quanto a mim e à Carla, boa disposição entre os dois era coisa que não abundava ??? isto de sermos só 2 no pelotão, tem destas coisas !!!
Apesar de tudo, não deixamos de fazer o nosso treino, que jamais poderia ficar afectado... quanto a nós, verdade seja dita que não nos sabemos chatear à séria.
Subimos para o Monsanto, pela Calçada do Galvão, para matar saudades do Verão passado.
O resto do caminho, foi o habitual... Monsanto, Benfica, Lumiar, Odivelas e depois toca a subir para casa.
Aqui rumamos por caminhos diferentes, pois há muito tempo que eu queria descobrir uma maneira de sofrer um pouco mais, antes de chegar a casa... e não é que descobri... bela rampa !!!
Já agora, e para registo, os Mustangs, por esta altura já perfizeram 14 anos de união ??? como é possível tanto tempo !!!
Atenção que, para chegar a esta conclusão, a data de aniversário, foi preciso fazer uma intensa pesquisa à história do nosso País, pois ambos nunca tivemos a certeza da data, somente do acontecimento histórico ocorrido no dia anterior ao inicio do nosso relacionamento !!!
É vergonhoso, eu sei... mas, talvez por isso, por sermos os dois assim, é que nos damos tão bem e olhando para trás, por tanto tempo.
Parabéns lindoca... cada vez mais, gosto de cavalgar contigo !!!???