domingo, agosto 28, 2011




27 e 28/08/2011 - Travessia

De Coimbra a Lisboa... 263 Kms





Depois de tanto passear, a melhor forma de me despedir das férias, tinha de ser com uma travessia. A aventura começou cedo... 5h20m !!! e é engraçado pedalar a esta hora, pois os raros nativos que estão acordados, encontram-se nas roulotes a ingerir as últimas da noite e olham para nós como se estivessem a alucinar ou a sonhar acordados ???
A ligação de Lisboa a Coimbra foi feita por comboio e aqui, talvez tenha sido a parte mais chata da aventura, pois a viagem é longa e demorada o que fez com que cada um ocupa-se o tempo o melhor possível !!! Chegados a Coimbra (eu, Carla, Zé Manel, Miguel Pais, Paulo Marques, Rui Luz e Rui João) era tempo de tirar a foto de família e começar a dar à biela, pois ainda tínhamos 110 Kms de BTT pelos Caminhos de Santiago à frente e o relógio já acusava quase 11h.
Como tínhamos dois tracks possíveis, posso dizer que na terra dos estudantes o meu parecia menos inclinado, pelo que tentei levar os meus companheiros a segui-lo... mas sem sucesso, e por momentos dei por mim a guinchar que nem um porco por andar a fazer rampas com um único objectivo... a vista sobre Coimbra !!! coisa mais linda ???
Os Kms iam passando e o calor ia apertando... mas a alegria de estar em mais uma aventura estava lá, e enquanto uns reviviam odisseias antigas em sentido contrário, outros, como era o meu caso, iam descobrindo mais uma zona do País.
Chegados à hora de almoço, era tempo de repor energias, e para tal fomos a uma Pizzaria ??? sim... refeição de faca e garfo !!! esta malta trata-se bem...
Diga-se de passagem, que foi quase uma exigência do Miguel Pais... Pizza... mas... chegado ao local, o pedinte, comeu massa !!! era parecido ??? De barriguinha cheia, era tempo de rumar à maior dificuldade do dia... a Serra do Sicó, e aqui, o trepar a dita, juntamente com o calor infernal que se fazia sentir, fez com que o Papa Trilho, Rui João, quebrasse de vez e apela-se ao “Gregório” mais do que uma vez !!! Ainda estou para saber quem é este fulano ??? Daqui para a frente, apesar do caminho ser rolante, o mau estar do nosso amigo, não permitiu que chegássemos mais cedo ao Centro de Estágio em Tomar.
Infelizmente, chegou lá ele, antes de nós, pois teve de apanhar boleia da Dondoca Cristina.
Apesar da estadia no C.E. ter sido curta, ainda deu para cozer um pouco no “caldeirão” que se encontrava a 30 graus... para a próxima, levo um colchão de água e durmo na piscina !!! No segundo dia, tinhamos 2 baixas no pelotão (Miguel Pais e Rui João) para a longa tirada até Lisboa... 153 Kms !!!
Verdade seja dita, que antes assim, pois não sei se ambos teriam pernas ??? para nos acompanhar... especialmente o Miguel... hehe... como não fizeram, posso especular à vontade.
Desta vez, reinou o meu GPS, uma vez que os restantes apontavam mais para o alcatrão... e disso está a malta farta.
Como passámos pela Golegã, ainda fomos comer um Toureiro (bolo típico !!! o que estavam a pensar ???) com o Miguel que por lá pernoitou e ficou a cumprir obrigações familiares.
Daqui para a frente, posso dizer que foi rolar, rolar... raramente abaixo dos 25 Km/h e muitas vezes acima dos 30 Km/h !!! para quem ainda tinha mais de 100 Kms para fazer !!! não foi nada mau.
Mais uma vez optámos por comer à mesa, desta vez em Valada... Pernil, Bacalhau, Carne de Porco à Alentejana !!! alimentos bons para dar energia à malta.
Para querm conhece bem esta região como nós, esta foi a parte mais monótona da viagem... basicamente foi formar o comboio, muitas vezes liderado pelo incansável Rui Luz, e pedalar até mais não. Em Vila Franca, fizemos a paragem final para um gelado pois o calor apertava.
Daqui ao final, foi gastar o resto das energias.
Para espanto meu, chegados a Loures, tive um pedido inesperado !!! Agarrar no carro e ir ao Café do Fernando, apanhar dois Prós, para dar uma boleia... isto toca a todos !!! ao Zé Manel e ao Paulo Marques a bandeirada ficou em 90 euros e dois panaches ??? tirando o líquido, ainda hoje aguardo pelo pagamento...
Definitivamente, esta foi uma óptima maneira de terminar as férias e assim voltar à normalidade.
Agora, venha o descanso do trabalho, que de férias cansativas... por agora já chega !!!

domingo, agosto 21, 2011




20 a 23 de Agosto de 2011



Picos da Europa





Pela primeira vez, desde que tenho este blog, que decidi não relatar uma aventura, por esta ser muito intensa e pessoal, mas, a pedido do meus companheiros, Carla e Fernando, vou então deixar aqui umas linhas superficiais sobre estes memoráveis dias.
É-me muito difícil descrever um local tão único, no qual a imponência das montanhas nos faz sentir tão pequeninos.
Para quem não sabe, segundo a mitologia Grega, as montanhas, são deuses expulsos do Olimpo, enviados para a Terra... mesmo existindo mais regiões assim na Terra, esta é certamente, uma zona onde se concentraram muitos deuses zangados.
Este é também, um local aonde o calor do dia, era acompanhado por uma humidade tal, que por vezes nos deixava com dificuldades em respirar, e a noite era espectacularmente iluminada por raios e trovões acompanhados por uma chuva impiedosa...
O que nos troce aqui ??? Simplesmente o prazer de interagir com a natureza no seu estado mais puro e o desfrutar da paisagem na companhia daqueles com quem nos sentimos bem.
Quanto aos nossos desafios... só posso dizer que pedalei onde jamais pensei pedalar !!! Sendo difícil descrever... muitas vezes vi-me perto das estrelas, mas, para chegar a esse ponto, se existe um Inferno na Terra... bati-lhe à porta várias vezes ???
Pela primeira vez (não é que já não tenha tentado antes...) e inicialmente contra a vontade do Fernando, vimo-nos obrigados a abdicar de fazer o percurso na integra e assim recorrer a um Passeio TT !!! (para quem conhece o Fernando, não foi fácil), mas... o facto de termos feito o caminho programado, mas de Jipe, logo o fez ver que o mais certo era termos ficado (para não dizer pior...) no meio do nada sem hipóteses de recorrer a ninguém.
Antes assim !!! vivo para contar... que ...
No passeio pedestre, pouco a dizer... somente que fizemos o oposto que todos os outros ??? ou seja... subimos o que todos descem !!! Palavras para quê ...
Depois de 3 dias de pura aventura, de pedalar por zonas proibidas (se nos tem apanhado, estávamos presos, concerteza...), de caminhar contra o relógio para não ficar preso na montanha (mais uma vez)... desculpem-me, mas há coisas que não são para se contar... são para se viver !!!
Esmiuçando estes dias, posso dizer que só fica uma coisa... uma lágrima no canto do olho, por ter sido tão inesquecível !!!
Obrigado ao Sonhador Explorador e à menina pessimista, por me porem a mim no meio dos dois e assim viver momentos que jamais sairão da minha cabeça...









P.S.: E as férias ainda não acabaram...!!!

sexta-feira, agosto 19, 2011


De Férias...


Ou Talvez Não !!!




Para quem está no meu estado, sentado na praia a ouvir o mar e a apreciar as “paisagens” envolventes, é deveras difícil arranjar inspiração para escrever algo...
Faz agora um ano, que escrevi sobre um sonho (ou talvez não), e nesta altura que era suposto estar a viver outro, honestamente, estou a pensar pôr férias para descansar destas “supostas” férias ???
Apesar de ainda só terem passado 8 dias, já se torna complicado escrever sobre tudo aquilo que passei na companhia da Carla e do Fernando, que nos tem acompanhado nesta fase de descanso merecido.
Enganem-se aqueles que, por eu dizer que estou na praia, que isto tem sido fácil !!! talvez seja melhor dividir isto por etapas...



1ª Etapa – A Preparação...




Com planeamento, tudo se consegue e como tal desde o primeiro dia que optámos por ir para a praia de bicicleta.
Esta opção revelou-se maravilhosa, pois toda a viagem (incluindo o barco) é deveras relaxante, especialmente a zona da Costa da Caparica, na qual quase podemos apreciar as “paisagens”, não fosse a Carla acelerar a pedalada sempre que por aqui passamos !!! eu e o Fernando, não temos culpa das “paisagens” femininas serem mais apelativas e abundantes que as masculinas !!!
Para conseguirmos este treino diário, contámos com a ajuda de uns amigos para guardarmos as binas longe da areia e do mar...
Na praia, não pensem que era tempo de relaxe !!! toca a andar que as pernas não podem arrefecer e para tal, longas e duras caminhadas todos os dias...
Nem tudo era mau... os sumos naturais e as tostas, ajudaram na recuperação de energias para podermos regressar a Lisboa a pedalar com direito a uma pequena passagem pelo nosso quintal... o Monsanto.
Como podem ver, uma semana nisto foi terrivelmente cansativo, mas mesmo assim ainda deu para discutir sobre voos mais altos !!! e durante a exposição de ideias, o Fernando, expôs o seu sonho... subir à Torre ???
Este gajo é parvo, está louco ou então anda a apanhar muito sol na cabeça (esta é verdade...) pensei eu !!!
Escusado será dizer que a Carla gostou logo da ideia e como se diz... se não os podes vencer, junta-te a eles !!!
Com isto passamos à 2ª etapa.




2ª Etapa – O Sonho de um Homem




Esta foi claramente uma etapa memorável... 1º por eu ser parvo, por estar a viver o sonho de outro homem e depois por ir fazer algo que jamais me esquecerei.
Partimos de Nelas, local aonde pernoitámos na casa da prima do sonhador, e felizmente o dia apresentava-se nublado, o que tornava o dia perfeito para pedalar pela temperatura, e acima de tudo por tapar as vistas sobre a Serra da Estrela...
Durante os vinte e poucos Kms, que nos separavam de Seia, eram vários os automobilistas que passavam por nós e nos cumprimentavam, pois sabiam o nosso destino ou não fosse este o dia da subida à Torre da Volta a Portugal em Bicicleta.
Chegados a Seia, era altura de respirar fundo e começar a sofrer... pouco, seja referido, pois jamais impusemos um ritmo que fosse prejudicar o nosso objectivo... chegar ao topo.


Desde cedo, a Carla, ofuscou a nossa presença (minha e do Fernando), pois desde o inicio e até meio da descida, já no regresso, nunca avistámos uma mulher a pedalar !!! como tal, ela era um bicho raro, admirado por todos os ciclistas e espectadores na zona.
De Seia para cima, já eram vários os ciclistas a fazerem o mesmo que nós, entre os quais alguns famosos, nomeadamente antigos vencedores da volta.
Motivante, ou talvez não, foi ver que apesar da idade de alguns, passavam por nós a um ritmo invejável... talvez no próximo ano, quando eu voltar ??? tenha metade do andamento deles... haja treino.
Assim que passámos o nível das nuvens (aquilo é mesmo alto !!!), o sol começou a fazer-nos companhia e os grupos de pessoas a acampar junto à estrada também... e aqui, assim que me ofereceram a primeira fresquinha, não hesitei em travar.


O sonhador, que não tem outro nome, por ter um apetite refinado, fez com que chegássemos ao topo sem comer nada... este bandido, só pedia leitão !!! eu bem lhe dizia para pedir frango, febra... mas não, leitão é que era... ninguém nos deu nada !!!
Definitivamente, não vale a pena enganar ninguém... é uma subida longa, difícil e definitivamente a mais dura que já fiz... mas, a recompensa de chegar à Torre, fez esquecer as mais de duas horas (quase 3) a olhar para cima e a dizer mal da minha vida... Daaaaa-se !!!
Após termos tido o nosso reforço alimentar na Torre, foi tempo de descer e aqui, a nossa (eu e a Carla) falta de experiência nestas bicicletas, fez com que chegássemos cá abaixo com uma dor de braços incrível.

Para terminar o dia em beleza... o regresso a Nelas, com mais uns longos Kms a subir debaixo de um sol abrasador !!! honestamente, espero que no futuro, este bandido, sonhe com outro ???
Sonhos destes, dispenso bem !!! mas as férias ainda agora estão no inicio e eu posso sempre me vingar !!!




3ª Etapa – Toca a andar...



Depois de tanto caminhar na praia, era tempo de ver os resultados, e para tal, aproveitando a nossa presença na Serra da Estrela, fomos fazer uma caminhada na dita... coisa pouca !!! perto de 20 Kms ???
Deixámos o carro no Sabugueiro, local aonde viríamos almoçar... e mal saímos da aldeia, começámos logo a trepar com direito a algumas zonas cheias de silvas... e nós de calções ??? lá se foi o meu cromado !!!
Apesar da Serra da Estrela, não ser uma zona muito apelativa em termos de verdura, ainda passámos por algumas zonas com vegetação abundante...


Foram poucos aqueles com quem nos cruzámos... basicamente, existiam poucos malucos na região.
Durante as 5 horas de caminhada, o único local habitado por onde passámos foi a Praia do Rossim... local simpático, diga-se de passagem.
Já no regresso, era tempo das dores começarem a aparecer e cada vez que descíamos, a Carla e o Fernando sofriam com dores nos pés... a solução era descer de costas ???
No fim desta aventura o belo do almoço que estava divinal... serviu perfeitamente para abrir-nos o apetite para algo mais alto e mais duro... será que são férias ???



4ª Etapa - Últimos Preparativos...


Após o empeno da subida à Torre, e respectivo passeio pedestre na região, era tempo de voltar à boa vida, de rabo na areia com vista para o mar... isto, sem esquecer as viagens de bicicleta.
Para aumentar um pouco o treino, a praia de destino passou a ser a Fonte da Telha.
Ao fim de tantos dias a andar a pé e a pedalar, como todos sabemos, o corpo começa a pedir um pouco de descanso e como tal resolvemos, todos, tirar dois dias da semana para relaxar e aproveitar as coisas boas da vida... entre elas o comer...
Quem nos acompanhou nesta preparação final para o grande desafio foi a Maria das Neves... e a menina está de parabéns, pois, definitivamente o Fernando chegou a Espanha com um nível físico considerável !!!
As caminhadas na praia... as almoçaradas... e ... resultaram na perfeição.
Depois de tanto treino, espero profundamente que a Montanha que temos pela frente, no futuro seja só mais uma que ficou para trás...

terça-feira, agosto 02, 2011

30/07/2011 PAPA TRILHOS

BY NIGHT...


Para este dia estava reservado algo novo... um passeio nocturno !!!
Atenção, que este não era um passeio qualquer... era sim, um passeio organizado pelos Papa Trilhos, que integrava as festas de Fernão Ferro, e como tal, era impossível não comparecer.
Escusado será dizer que não tinha o material apropriado ( Luzes), para um evento destes, mas, com a colaboração dos meus amigos Zé Manel, Rui Luz e Rui João, facilmente arranjei uns pirilampos dignos para vencer este desafio.
Basicamente, fiquei rendido... com aparelhos destes, ou melhores, como é o caso dos do Zé Manel, é muito fácil enfrentar a escuridão da noite e desfrutar deste desporto a qualquer hora.
Regressando ao evento... como seria de esperar a organização reinava no local e à hora marcada deu-se o inicio do passeio com direito a escolta policial nos Kms iniciais.
Para esta aventura estivemos presentes eu, Carla, Zé Manel, Paulo Marques, Paulo Duran, Messias, Neves e Rui... estes últimos 3, elementos do Kotas e Companhia.

Foi com agrado, que reparei que as meninas dos Papa Trilhos, não viraram as costas a mais este difícil desafio e mais uma vez mostraram a muitos “homens” que as mulheres também chegam aonde os “homens” vão... podem demorar um pouco mais !!! mas chegam.
Os caminhos escolhidos, como seria de esperar, foram de pouca dificuldade técnica, com uma ou outra excepção, para assim tornar as coisas mais acessíveis, divertidas e acima de tudo evitar acidentes.
No meio de tanta escuridão, segundo o Paulo Marques, raramente nos afastámos de “Bredos de Azeitão” ??? pois este era o local aonde estávamos sempre que o mesmo perguntava a nossa localização aos guias.
Segundo os mesmos, estávamos numa zona lindíssima !!! não posso confirmar pois a escuridão da noite não deixava ver nada ??? mas até acredito que assim fosse...
Com o avançar da noite, veio o frio, ou não estivéssemos em plena Serra da Arrábida ( ou em Bredos de Azeitão) e para espanto meu, o “homem” da Pochete que nos guiava brilhantemente, resolveu pedir um casaquinho !!! ao carro de apoio ??? ele é cremes, pochetes... estes até se aceitam... mas, um casaquinho ??? Já agora, um cachecol e um cházinho, não iam ??? ainda dizem que isto é um desporto de “homens” de barba rija !!!



O abastecimento... não teve chá, mas teve pão com chouriço ainda morno, que esta gente gosta de tratar bem os seus convidados... 5 estrelas, sem duvida.
No meio de tanta escuridão, pouco mais há a acrescentar, somente que a ceia no fim estava repleta de iguarias de forma a que ninguém passasse fome.
Acho que posso resumir, tudo aquilo de bom que se passou, neste dia, em apenas 2 palavras...




ESPETA - CULAR !!!


Depois desta minha estreia em nocturnos, talvez um dia me venha a converter aos treinos da 4ª feira, liderados pelo grande Messias...



Falando no “Mestre”, fica aqui o reconhecimento e agradecimento ao mesmo pelo seu desempenho no passeio, que ao ouvir duas “Damas” em apuros (Carla e Isabel), como um grande “Cavaleiro” que é, desde esse momento até ao final, acompanhou-as dando-lhes luz e indicações sobre o melhor caminho a fazer... Obrigado Messias.
Quanto aos Papa Trilhos, mais uma vez, provaram a todos que sabem o que fazem e não deixam nada ao acaso... como tal... Parabéns aos Mesmos.