domingo, junho 26, 2011


26/06/2011 A Volta do

Pastel de Nata...



40* prometia o Instituto de Meteorologia!!! Para a malta do pedal, isso não era uma dificuldade, mas sim um desafio???
Depois de um dia em que as subidas dominaram, hoje, era dia de rolar... e para tal, rumámos a Stº Estevão, para dar asas aos pedais.
Éramos 9 (eu, Carla, Zé Carlos, Zé Manel, Paulo Duran, Carlos Mérida, Miguel Pais, Fernando e um convidado... o João) a voar baixinho pelas terras ribatejanas e pela primeira vez em “anos”, tive o prazer de ver o Fernando à frente do pelotão várias vezes. Verdade seja dita que, só o quero à frente ou atrás, pois cada vez que ele andou no meio, ou quase caía ou então batia nos outros... eu que o diga!!! Felizmente não caímos.
O João, coitado do rapaz, ou talvez não??? Levou um empeno que há muito não recebia... o ritmo imposto para este treino, foi sempre animado, chegando por vezes a ficar muito acima dos 40 Kms\h durante muito tempo!!!
Felizmente que o Carlos estava no grupo e o inevitável tinha de acontecer... Puuufffff !!! tirando o João, ninguém sorriu... um furo só vinha estragar a média... Desta vez fizemos a volta ao contrário, para assim ingerirmos o belo do Pastel de Nata já no regresso, na esperança de assim, ganhar mais umas forças extras para os Kms finais... Kms estes que foram enguiçados por mais um furo, desta vez do Paulo Duran, que ainda tentou adiar ao máximo a reparação do mesmo... com isto, o João aos poucos e no seu ritmo, certamente, chegou a Odivelas primeiro que a malta, e deve ter ficado a pensar... afinal estes “Elites” não andam assim tanto???
Para terminarmos o dia em beleza e só para fazer a vontade ao Carlos, ainda fomos fazer uma subida... Montemor, que para mim foi só até meio por já me encontrar à porta de casa, mas, pelo que soube, o Fernando, ainda conseguiu arranjar mais uma rampa para os rapazitos...
No total... 125 Kms, debaixo de algum calor, com um comportamento de “Equipa” exemplar de todos que proporcionou uma manhã excelentemente bem passada... Venha a próxima que assim compensa!!!






sexta-feira, junho 24, 2011

23/06/2011 Passeio Relaxante

Pela Região do Oeste




Depois do empeno de Figueiró, era tempo de dar descanso às pernas e fazer um treino ligeiro???
Para este dia relaxante, além da Carla, tive a companhia do Zé Carlos, do Zé Manel, do Paulo Duran e do Fernando.
As máquinas escolhidas para este dia foram as fininhas, que há muito tempo não saiam da garagem.
Apesar do destino ser incerto... seria rumo à região do Oeste, com o Fernando ao leme, o que prometia algumas zonas espectaculares... e assim foi!!!
Não há duvidas que por vezes as paisagens eram de cortar a respiração, especialmente nas subidas ??? para quem ia relaxar, só foram 116 Kms, com um acumulado de subidas entre os 1600 e os 1700 metros!!!
Coisa que não faltou, foi vento... era vento para todos os lados, menos pelas costas, o que ajudou no excelente “treino”... desculpem... dia relaxante.

Apesar de tudo, ainda tivémos direito a uma iguaria na região do Sobreiro, o que evidencia que definitivamente estes homens estão a ficar estragados???
Para terminar, visto que as voltas de estrada têm pouca história... é só pedalar e andar para a frente... um conselho para todos os meus companheiros do Passatempo, especialmente para o Fernando... em tempos, eu apelidei o rapaz de “chefe-de-fila”... e não podia estar mais certo??? Mas, é tempo do mesmo mudar e com ele todos os outros!!! Passo a explicar... “Chefe”, é aquele que leva os outros a fazerem o que ele quer, sem ouvir os elementos do grupo, nem sequer ver as suas capacidades face aos objectivos.
Pois bem, está na altura desta “Equipa” ter vários “Lideres”... vamos rodando, pois pedalar lá à frente cansa.
E para quem não sabe... um “Líder”, é alguém, que após avaliar o seu “grupo”, vê as suas capacidades e necessidades... e gere o mesmo de forma a alcançarem todos, os objectivos pré-defenidos.
Dito isto, espero que surjam vários “Lideres” no Passatempo Bike Team, e especialmente que o Fernando, comece a agir mais com a cabeça, do que com o coração, que como todos sabemos é enorme, mas, que por vezes fica surdo e cego e não opta pelos melhores caminhos.
Atenção que... o treino foi óptimo, espectacular e duro quanto baste, mas, por vezes, por uma paisagem, era escusado colocar alguns elementos em sofrimento.
No futuro... vamos todos “liderar” esta equipa...

segunda-feira, junho 20, 2011



19/06/2001 Raid em


Figueiró dos Vinhos


Felizmente sou um homem de memória curta, senão dificilmente estaria aqui a escrever sobre este evento... o Raid de Figueiró dos Vinhos!!!
Durante a peregrinação a Santiago, falei sobre este evento com o Tó-Zé (elemento dos Papa Trilhos) e logo ouvi... daaaa-se !!! Figueiró, nunca mais ???
Na altura não liguei... até achei graça, pois já tinha participado há alguns anos e na altura sem me lembrar porquê, vi-me obrigado a atalhar caminho juntamente com os meus amigos !! hoje... já me lembro bem... daaaa-se ???
Mas já lá vamos... evento em Figueiró, significa uma única coisa... festa em casa do Presidente Rui Dias !!! este ano não foi excepção, e para tal foram muitos os que compareceram ao chamamento do Meritíssimo.
Por motivos profissionais, o mesmo, não esteve presente para nos receber, mas, como seria de esperar, a inigualável 1ª Dama, Rosário, fez as honras da casa, deixando o pessoal à vontade, mesmo aqueles que nunca tinham estado nesta terra de desgraças comportamentais ???
Comida, bebida e diversão não faltaram a noite toda... por esta altura já com o casal presidencial reunido... Viva o Espresidente !!! Viva !!! palavras ouvidas após o discurso do mesmo.



A animação foi tal, que alguns elementos ficaram “ligeiramente” atordoados com a pinga local... isto, mais uma noite mal dormida para quase todos !!! excepto para os que roncavam que nem uns perdidos, acabou por ser o ponto chave para uma prova deveras penosa ??? daaaa-se !!!
Basicamente quem vem a este evento, dificilmente volta ??? motivo pelo qual éramos tão poucos à partida para o Raid de 55 Kms... não sei precisar ao certo quantos eram, mas do nosso grupo estavam 14 à partida, mais o Sr Manuel, vizinho do Rui, que nos acompanhou neste evento no seu quintal.
Na minha ideia, possivelmente só fizemos 50 metros em plano... os primeiros !!! e os restantes 54,5 Kms foram a descer, a subir ou a trepar tal era a inclinação das bichas... daaaa-se !!!
Uma coisa agradou a todos... a paisagem... era daaaa-se para a esquerda, daaaa-se para a direita... para onde quer que olhasse-mos era tudo muito belo !!! excepto quando olhávamos em frente... ai, era um daaaa-se que nunca mais acabava ??? Foram descidas muito técnicas e rápidas... daaaa-se que se caio, risco a pintura toda (infelizmente o Zé Atum caiu e riscou a sua Uspecióláized, mas, ninguém ficou com a foto para meter no muusebooque), foram singles desnecessariamente perigosos... daaaa-se, se cair aqui, já era ??? e acima de tudo foram subidas de cortar a respiração em que o daaaa-se era a única coisa que se ouvia na paz dos montes verdes e belos...
Com o avançar dos Kms, escusado será dizer que o daaaa-se foi aumentando e as forças começaram a faltar aos rapazes, o que fez com que o grupo se partisse... tirando o Rui Luz que tinha partido em busca de um lugar no pódio, coisa que não aconteceu devido a dois furos, ficámos eu, a Carla, o Zé Manel, o Paulo Duran e o Sr. Manel (Parabéns ao mesmo pelo excelente desempenho, que chegou ao fim)

e mais para trás, o Rui, o Paulo Rosa, o Cláudio, o Marochas, o Nuno Mendes, o Jorge, o Pedro Rosa e o Zé Atum... quanto ao Fernando... vi-o partir e depois vi-o no fim !!! segundo o próprio, foi rápido e eficaz...
Para nós, grupo da frente, posso dizer que foi divinal, com as dificuldades a serem ultrapassadas com um grande daaaa-se nos lábios, provocados pela dureza mas também beleza da prova, que nos permitiu momentos de grande diversão, especialmente nas descidas... daaaa-se, que espectáculo !!!
Para os restantes elementos do Passatempo, não posso negar que foram inteligentes... o daaaa-se já era tal, que pediram boleia à organização e esta prontamente os levou até perto do terminus da prova... momento este, aproveitado pelos mesmos para fazerem um auto-chek, o que permitiu aos rapazes, passarem pela linha de meta e classificarem-se com um tempo excelente ??? Daaaaaaaaaaa-se !!!
Apesar de ter sido a única aventureira para o Raid (vá-se lá saber porquê... daaaa-se), parabéns à Carla, pelo 1º lugar alcançado... lugar este que tem o mérito da mesma ter chegado à frente de muitos homens, já para não falar do elevado numero de desistentes.



Para finalizar este fim de semana magnifico... não foi certamente a ultima vez que pedalei nesta belíssima zona do país e em breve estarei de volta para voltar a rever algumas zonas por onde passámos, nomeadamente a rota das aldeias de xisto, que me deixaram àgua na boca... não devido ao calor abrasador que se fazia sentir, mas por a beleza única dos locais por onde passámos... já agora uma palavrinha à organização... em zona tão bela, experimentem tirar a dureza de algumas subidas, colocando outras não tão difíceis e vão ver que muitos BTTistas aparecerão... certamente que o daaaa-se será outro... se eu me esquecer deste, até pró ano !!!



Daaaaaaaaa-se, que estou doido ???

segunda-feira, junho 13, 2011

10/11 e 12 de Junho de 2011
Destino... Santiago de Compostela




Obrigado a todos... esta é certamente a melhor forma de começar o relato desta grande aventura, que foi a viagem a Santiago de Compostela, na companhia de uma grande “família”, que se intitula de Papa Trilhos.
Apesar de eu não ser um grande demonstrador de sentimentos, acreditem que, do fundo do coração, o prazer que tive em pedalar estes 3 dias na vossa companhia jamais conseguirei transcrever aqui, e a forma como me acolheram a mim e à minha “bicicleta” (aquela que não se cala e pedala que se farta...) no vosso seio familiar, partilhando assim os trilhos sagrados por onde andámos, tem um valor incalculável... julgo que a isso, se chama amizade... e agora sim... já posso falar à vontade...




Dia 1
Braga – Valença



Por supostos desencontros, não me foi possível acompanhar os Papa no dia 0 em direcção a Braga... como tal, só me restou a hipótese de tirar o rabo da cama às 4 da manhã e em ritmo de sprint (2 horas de casa, à estação da Campanhã no Porto) rumar à invicta, para assim apanhar o comboio até Braga para assim poder dar inicio à aventura dos Caminho de Santiago.
Com 1 hora de atraso em relação aos meus amigos, só me restou uma coisa a fazer... dar ao pedal em busca dos mesmos!!!
Infelizmente, tive a oportunidade de sentir na pela a antipatia que são as gentes do norte, pois tanto para carimbar uma credencial do peregrino como para dizer um simples bom dia, vi-me grego, e dei por mim a certa altura a deixar de ser simpático com aqueles com quem me cruzava, até que a Carla me chamou à atenção!!! Rapidamente voltei ao normal, mesmo grande parte das vezes não tendo resposta???
Felizmente, a beleza das paisagens do norte e os trilhos por onde passávamos faziam-me limpar a mente.
Ao fim de 2 horas, lá apanhámos os ditos e daqui para a frente tudo melhorou ainda mais, pois a alegria e o divertimento, são uma obrigação com esta gente. A paragem para almoço, foi em Ponte Lima, local este que parecia tomado por Bttistas, tal era a quantidade de peregrinos pedalantes que efectuavam o mesmo que nós...
Daqui para a frente começavam a surgir as verdadeiras dificuldades, com trilhos extremamente técnicos a exigirem o máximo da atenção do pessoal, já para não falar das subidas que aos poucos se iam tornando cada vez mais íngremes... tudo isto acompanhado pela verdura abundante do norte...
Chegados a famosíssima “ex-Labruja”, agora baptizada pela subida do Fod..-se, visto ter sido aquilo que todos disseram...mais do que uma vez... cada vez que olhavam para cima... apesar das lamentações, todos chegámos ao cimo, uns melhores do que outros!!! E aqui tivemos dois tipos de trepadores... os homens espertos e as mulheres convencidas... 1 homem esperto, o Rui João... conseguiu enganar alguém para levar a sua bicicleta??? Uma mulher convencida, a Dora... o Rui convenceu-a de que a sua bicicleta era mais pesada do que a dele???
Verdade seja dita que, mais tarde ele apareceu para a levar para cima, não por ser a Dora a carregar a bicicleta, mas, por ter visto que era eu que o fazia... sim, aqui o je, depois de chegar ao cimo e dizer fod..-se que bela paisagem, voltou para baixo para ajudar as donzelas em perigo de ruptura física.
Engraçado foi ver, que á medida que ia descendo ia perguntando se as meninas queriam ajuda... todas diziam não!!! Até verem o que as esperava, e ai... fod..-se, que não fiz assim tantos pecados??? E por mais duro que eu fosse era-me impossível resistir a um pedido tão convincente como este... levas-me a bicicleta agora?
Depois de tanto subir... à que descer... e aqui veio o primeiro acidente da viagem... a Isabel virou o boneco e aleijou-se à séria... terrível para quem tanto treinou no intuito de aguentar tamanha viagem... para infelicidade da mesma, a etapa acabou pouco depois com uma visita ao Hospital que lhe ocupou o resto do dia.
Para o resto do pessoal, abalado pelo acontecimento, restou a resignação de ter de continuar a etapa até Valença... local aonde pernoitámos após uma bela jantarada repleta de massa e cerveja para alguns... chiça, que neste grupo não se bebe vinho, mas cerveja... jasus...




Dia 2
Valença – Pontevedra



Com um nascer de dia maravilhoso em que o sol, apesar de fraquito, talvez pelo cansaço do dia anterior, se fazia sentir aos poucos, era hora de passarmos todos, menos a lesionada Isabel, para o lado de lá... Espanha.
Há coisas que não consigo descrever, e esta é uma delas... como é que em distâncias tão curtas (uma ponte, para ser preciso), as diferenças são tão grandes??? A simpatia de quem nos vê... a beleza dos monumentos... a marcação dos caminhos... é tudo tão diferente!!! Daria outro testamento, ao qual prefiro nem pensar...
Daqui para a frente, as “misses” fotogenia começaram a surgir, e tudo quanto era estatuetas e marcações dos “caminhos” serviam para parar e tirar uma chapa para a prosperidade... neste campo o Ricky levou vantagem... bicicleta com nome de gaja??? Pochete à frente, cheia de cremes e geles para o corpo??? Tudo isto para ficar na bem foto???
Voltando ao que interessa... o caminho... os primeiros Kms em Espanha foram feitos a um bom ritmo, até que surgiram as primeiras avarias que nos levaram a uma paragem prolongada em Porriño, para reparação das binas infectadas e após isso para almoço do pessoal.
Consequência... muitas horas e poucos Kms produzidos!!! Verdade seja dita que no grupo a pressa não reinava, mas quanto mais tarde acabasse-mos... menos tempo de descanso teríamos.
Regresso aos trilhos, era tempo de tentar recuperar tempo perdido... a beleza dos caminhos também ajudavam, mas, a apatia dos caminhantes, e o companheirismo de todos aqueles que faziam o mesmo que nós é algo que dificilmente alguém poderá esquecer... tirando a dor??? tudo o resto é partilhado... especialmente o comer e o prazer de partilhar algo com quem passa, é algo difícil de se ver no nosso lado da fronteira!!! É engraçado que grande parte eram Tugas... mas cá, não vemos disto???

Chegados a um dos pontos mais belos deste passeio, com vista para o Atlântico, junto a Vigo, foi tempo para o segundo incidente grave... queda da Bela... uma descida rápida, técnica, com pedra solta... tudo aquilo que proporciona uma queda dolorosa.
Resultado... visita ao hospital, com direito a longas horas de espera e pontos internos e externos no braço!!!
Mais uma vez... o grupo seguiu viagem com a dor da mesma na cabeça, mas sem nada poder fazer a não ser pedalar até ao local de descanso.
Para o jantar deste dia, Rodízio de Carnes... altura em que os verdadeiros animais se revelaram... minha nossa!!! Que eles bebiam muita cerveja, já sabia... que comiam bem? já calculava... mas tanto? Verdade seja dita, que quem não é para pedalar, não é para comer... Traz mais carninha para o menino!!! Não é Mário???



Dia 3
Pontevedra – Santiago de Compostela




Depois de 2 dias longos em cima da bina, para este o pensamento do grupo era um... chegar cedo. Para tal acontecer, a hora de saída foi antecipada para as 6h da manhã (hora portuguesa), hora esta que teve o inconveniente de não termos um pequeno almoço digno de verdadeiros desportistas.
De registar, que apesar das lesões “graves” das meninas Isabel e Bela, as mesmas fizeram questão de alinhar no pelotão neste derradeiro dia para o sofrimento final.
Para grande parte do grupo, ao qual me incluo, era uma estreia em 3 dias consecutivos a pedalar. Os caminhos, talvez pela proximidade de Santiago, iam-se tornando cada vez mais belos e ao mesmo tempo fáceis de se fazerem talvez por o sentimento da recompensa por tamanha façanha elevar as forças de todos nós, ao ponto de esquecermos as dores de rabo e de pernas provocadas pelos dias anteriores.
Neste ultimo dia, perdi a conta á quantidade de caminhantes que apanhámos... realmente um percurso feito por muita gente.
À passagem por Padrón, apanhámos uma Hiper-feira local, que apesar de ter dado algum trabalho a atravessar, foi muito gira de se ver... e só não foi mais saborosa, porque os meus companheiros comeram-me as maravilhosas cerejas que comprei na mesma!!! Bem comi 2... num saco, fiquei com 2 ???

Antes de chegarmos ao fim ainda fizemos um pequeno desvio, com finalidade turística a uma ponte romana que o Rui João conhecia, para o pessoal tirar umas fotos no local.
Daqui até Santiago, tudo correu bem... tirando o pequeno tombo da Sandra??? Estas mulheres fazem de tudo para receber atenção dos homens!!!
Chegados ao destino, foi tempo da consagração de todos... não tirando a mérito a ninguém, os meus parabéns às lesionadas pelo esforço de terem aguentado as dores e feito este último dia até ao fim... umas heroinas, sem dúvida.
Após as fotos da ordem, foi tempo de irmos receber as nossas compostelas comprovativas do nosso feito... depois disto, só faltava as compras da ordem, comer e regressar a casa... e aqui obrigado aos Papa Trilhos pela boleia até ao Porto, local aonde tinha a minha viatura.
Só me resta dizer... até próxima amigos.

domingo, junho 05, 2011



04 e 05 de Junho

Fátima 2011


O ano... 2011, o mês... Junho, logo no primeiro fim de semana, altura em que o sol começa a aquecer mas sem deixar ninguém com a língua de fora... o evento... a 6ª peregrinação anual consecutiva de um grupo de “jovens” que se recusam a render ao passar do tempo e afirmam-se dignos de uma verdadeira reserva do Vinho do Porto... quanto mais “velhos”... melhores estão!!!
Para esta aventura, este grupo de aventureiros, que se intitulam os Passatempo Bike Team, aos quais pertence aqui o escriba, faz-se sempre acompanhar por outros “grupos” com ideais de vida semelhantes, nomeadamente os Kotas & Compª, estes então, com mais tempo de incubação, mas que honestamente envergonham muitos, de mais tenra idade.
Para além dos membros destes dois gangues, igualmente algumas ovelhas perdidas nos acompanharam, e nestas, todos os anos aparecem umas que vá-se lá saber porquê fazem promessas às quais não estão prontos para as cumprir... o conselho só pode ser um, que reina no nosso grupo... tirem o Cu da cama ao domingo, que o resto virá por acréscimo!!!



No meio de tanto homem, uma Mulher faz sempre questão de aparecer... por sinal a minha... e se para uns é uma fonte de inspiração (se ela faz eu também faço...), para outros é uma fonte de motivação (há minha frente não vais... mulher dum raio).
Os caminhos escolhidos, por estes bravos, em direcção ao local mais sagrado deste País, Fátima, por persistência dos mesmos, varia de ano para ano... e para este, estavam reservados caminhos com pó abundante, umas vezes acompanhados por zonas de cultivo, outras pelo rio que banha Lisboa, e outras por zonas que sendo de propriedade privada, estes rebeldes ousaram entrar em busca de trilhos mais maravilhosos ainda... mas uma vez que a tribo era numerosa, facilmente foi detectada pelo dono que após verificar que afinal não passavam de “homens” de bem em busca de uma recompensa interior que não tem preço, facilmente recolheu os braços permitindo assim a passagem destes “pecadores” natos.
Apesar de quase todos, serem uns verdadeiros destemidos, para tão longa odisseia o acompanhamento de dois homens (Sr. Zé e Tó) é sempre obrigatória, não tanto pela boleia que possam oferecer, mas pelo transporte de bens e alimentos para tão numeroso grupo.
Após um dia longo e duro de horas e horas a pedalar... já por não falar dos furos inevitáveis (Ai, Marochas...), após a chegada ao local da pernoita merecida, Golegã, era tempo de repor todas as energias gastas, e aqui uns mais do que outros encheram os seus reservatórios com aquilo que tinham à mão... escusado será dizer que os líquidos abundaram neste capítulo fazendo assim a delicia daqueles que se mantiveram sóbrios para rir à conta dos que tinham mais sede.









Durante o repasto, apesar de ser um dia de meditação, o Presidente do grupo, Rui Dias, aproveitou para fazer um pouco de campanha eleitoral, garantindo assim a sua reeleição... também ninguém ousa concorrer contra o mesmo... é ele na Arroja e o outro na Invicta!!!



Já em tempo de repouso, na casa aonde ficaram os peregrinos, a noite foi avassalada por um enorme estoiro que provocou um estrondo maior ainda, seguido de um incêndio que nuns provocou medo, noutros histeria, no dono da casa, o pensamento que os talibans ali presentes lhe teriam rebentado com a hospedaria... e um homem... Paulo Rosa de seu nome... com um acordar calmo, seguido de um breve olhar no mar de chamas, da casa vizinha, fez um só comentário... eu não sou bombeiro... deixem-me dormir!!!



Aqui o lindoca e sua princesa, pernoitavam bem longe de tal confusão pelo que não dei por nada... que chatice???
Para o derradeiro dia desta viagem, apesar do susto, o hospedeiro do grupo, Fernando, fez questão de nos acompanhar talvez para assim garantir que os “perigosos” ficariam longe de sua casa e para tal guiou-nos por caminhos que apesar de não estarem programados, foram igualmente belos, não fosse ele um filho da região.
Mesmo sendo este o dia das dificuldades provocadas pelas Serras que nos dividiam entre a Golegã e Fátima, felizmente posso dizer que ninguém do “grupo” fez companhia aos condutores de serviço.
Apesar de não ter sido um percurso perfeito, tal não existe, foi sem duvida o que mais agrado tive em fazer... pensando desde o inicio, foi deveras memorável, com trilhos para todos os gostos... do mais simples ao mais exigente tecnicamente.



Mais uma vez a chegada ao local sagrado foi feito em perfeita união com amigos e familiares a receberem-nos de uma forma calorosa que inevitavelmente fazem vir uma lágrima ao canto do olho a qualquer um.
Para final de aventura tão saudosa, um apetitoso piquenique na companhia de todos os intervenientes com direito a iguarias que facilmente batem as calorias gastas nesta viagem e aos inevitáveis discursos de agradecimentos por parte de alguns dos intervenientes... para mim... essas palavras ficam aqui exprimidas...
Obrigado a todos por mais um fim de semana memorável e que para o ano seja melhor ainda.





P.S.: O escriba, não esquecendo de ninguém interveniente, não pode deixar de referir os ausentes deste dia... uns por lesão (Carlos Mérida e Neves) e outros por outro motivo ao qual desconheço (Bifes e Zé do Gado... senti mais a falta da mulher do Zé pelas suas iguarias gastronómicas)... para o ano contamos com vocês.