domingo, janeiro 30, 2011

30/01/2011 Finalmente a
Estreia das Fininhas...

Depois de muito, muito, muito tempo a decidir o que comprar, pois apesar de não haver muitas marcas credíveis no mercado, as hipóteses são mais que muitas, finalmente comprei mais duas KTM´s... STRADA 4000 e STRADA 5000.
Apesar de só ter estreado as biclas neste dia, elas já estavam a ganhar pó cá em casa há muito tempo, mas, o frio destes últimos dias tem-me dissuadido da estreia oficial.
O convite para este passeio surgiu por parte do Paulo Rosa, que depois infelizmente acabou por faltar ao destino prometido... Porto Alto.
Para espanto meu, quando cheguei ao ponto de encontro, Parque da Cidade em Loures, eram mais que muitos os ciclistas que ali estavam e todos para me ver a mim e à Carla na nossa volta inaugural ??? Não custa sonhar, que sou um atleta famoso !!!
A verdade é que o Zé Manel conseguiu juntar o nosso grupo com outro, do qual integram alguns elementos nossos conhecidos de voltas antigas e que se reúnem no mesmo local, com frequência, para os seus passeios.

No total eram 48 rodas a rolar estrada fora o que permitiu momentos engraçados enquanto andámos todos juntos, coisa que é mais difícil de acontecer no BTT pois mesmo que sejamos muitos no grupo acabamos sempre por rolar mais dispersos devido às dificuldades do terreno que não permite grandes ajuntamentos.
No inicio vá-se lá saber porquê, a Carla estava com vergonha de dar ao pedal, coisa que com duas chamadinhas de atenção (para uma mulher, uma nunca chega) acabou por ficar resolvida e a moça lá se colocou a rolar no meio dos “homens”.
O principal destino foi alcançado em pouco mais de 1 hora o que na minha outra montada seria impensável.
Passagem pelo Porto Alto sem comer um Pastel de Nata, era como ir a Roma e não ver o Papa e como tal fiz questão de desencaminhar os meus amigos para provarem tal iguaria que acabou por ser do agrado de todos aqueles que lhe puseram o dente.
A convite dos nossos companheiros, resolvemos aumentar um pouco mais a volta e seguir com os mesmos até Santo Estevão... e aqui foi o momento em que rolámos melhor, até que !!! adivinhem quem furou ???

O Carlos... e aqui, infelizmente pude presencear a “tal” falta de companheirismo na estrada, pois o nosso grupo ficou todo e os outros marcharam como se nada fosse.
Escusado será dizer que o resto da viagem foi bem mais penosa de se fazer, pois em pelotão é muito mais fácil rolar, mas, com poucos, a dor provocada pelo vento é muito maior.
Já perto de Vila Franca de Xira, PPFFFFfffffff.... Olha, o Carlos furou !!!
Este homem deve estar à procura de um record qualquer, mas não nos quer dizer qual ???
Daqui para a frente, foi o partir total dos poucos elementos que restavam... os “máquinas” para a frente, os "empenados" para trás e o “furado” mais atrás ainda na companhia do Maníaco Monteiro, que ficou a ajudá-lo na reparação do 2º azar.
O resto do caminho até Loures foi sempre feito num ritmo confortável, pois o corpo já acusava a posição e relação de mudanças diferente do habitual, mas, como é óbvio o prazer pela estreia nas lides estava bem presente em mim e na Carla.
Chegados a Loures, ainda alguns elementos nos esperavam para a foto de “grupo”, que já era reduzido.

Para castigo do Zé Manel, por se ter pirado de mim e dos restantes amigos que o mesmo convidou para este dia, teve de me levar a casa de carro para que eu e a Carla pudéssemos fugir à bela da subida de Santo António... apesar de ainda ter forças para a fazer, de certeza que iria chegar a casa num ritmo muito lento o que iria provocar um enorme decréscimo na minha reputação perante os meus vizinhos... é que eles ainda pensam que eu até ando qualquer coisa !!! esperem até ao dia de conhecer as “Locomotivas e Cª“...
Para rescaldo desta estreia na “estrada” ficam duas coisas... a facilidade de fazer Kms num curto espaço de tempo e a falta de “companheirismo” existente entre os homens desta modalidade que deixam qualquer um para trás sem pensar duas vezes, coisa à qual não estou habituado.
Já agora não posso terminar sem dizer que a máquina é 5 estrelas e que muitos Kms nos aguardam no futuro... espero eu.

domingo, janeiro 23, 2011


23/01/2011 Afinal Não
Sou o Único...
Depois de fugir ao frio um dia, hoje era impossível ficar em casa... como tal, depois de ouvir as propostas para o passeio, que prometiam vento pelas costas e abrigo no meio do mato, a muito custo, lá acedi à loucura de enfrentar o frio.
Para espanto meu, muitos compareceram para tal loucura, entre os quais, o Marochas com a sua montada nova, uma KTM Taser, a qual além de ser muito atraente aparenta ter um funcionamento muito eficaz, tal foi a performance do Marochas neste dia... ou isso ou pedalava mais para fugir ao frio???
Quem também era suposto nos acompanhar, era o Maníaco Monteiro, que depois de chegar junto do pessoal chegou à conclusão que não tinha sapatos para pedalar, e como tal, ficou de nos encontrar mais tarde, o que não veio a suceder pois os azares do rapaz, ainda não tinham terminado, e o mais dramático do dia foi o facto do mesmo ter partido um parafuso de aperto do selim... há dias nos quais um homem deve definitivamente ficar em casa.

Para o pessoal do Passatempo, a volta foi sempre em ritmo animado com passagem em Frielas, Trancão, Expo... viagem até Algés com o vento a ajudar, mata de Caselas com o Zé Manel a servir de guia por uns singles brutais, e depois então, passagem rápida pelo Monsanto pois as horas já apertavam... mesmo assim, este dia ainda deu para matar as saudades do mato.
Antes de terminarmos o passeio, ainda tive a oportunidade de furar o que acabou por ser desastroso, pois eu e o ficámos para trás a remendar o bicho, pelo que lhe agradeço pela insistência para reparar tal catástrofe, pois por mim, bem que ia a pé até Odivelas enquanto esperara que a Carla me viesse buscar.

Mas, como o problema se resolveu, a solução foi pedalar atrás da “Locomotiva” até ao fim... posso dizer que depois de ter arrefecido foi deveras penoso.
Num dia como este, só mesmo sendo doido para sair à rua para passar frio, mas, fico deveras satisfeito por saber que não estou sozinho no mundo e existem muitos mais como eu, e pelo que prevejo, para a semana que vem será mais do mesmo... como tal vou já começar a tricotar umas peças de roupa para ver se fico mais quentinho, ou isso ou recorro ao plano “B”, que consiste em levar “mata bicho” no bidon em vez de água... o problema fica resolvido de certeza!!! Só não sei se levo a bicicleta a direito???


sábado, janeiro 22, 2011

22/01/2011 Com Tanto Frio
Estrada, Nem Vê-la...

Por vezes até sinto vergonha daquilo que aqui escrevo, mas, a realidade é que hoje foi mais um dia que irá ficar para a prosperidade pelas piores razões...
Apesar de me ter levantado cedo para trabalhar, e até ter arrastado a Carla comigo para me dar uma mãozinha, no meu trabalho e assim ter mais tempo para um passeio matinal, a verdade é que depois de terminar o serviço, a vento forte e gelado que se fazia sentir levou-nos a repensar o dia!!!
Só posso pedir desculpa ao Miguel por ter faltado ao passeio, mas julgo que ainda avisei com antecedência suficiente para que também ele pudesse optar por uma manhã de fim de semana diferente do habitual.
Honestamente, não sinto quaisquer remorsos pela minha opção, pois foi uma manhã terrivelmente bem dormida como não fazia há anos, e cá por casa, julgo que os 7 adoraram o repouso no quentinho.
Amanhã... domingo, já sei que o frio também vai reinar, mas dois dias sem fazer nada é muito, pelo qual julgo que irei procurar refugio no meio das árvores, na companhia dos meus companheiros.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

A Mulher dos Meus Sonhos...


Desde pequeninos que nos habituamos a responder a perguntas sobre o nosso futuro, e quase todos respondemos o mesmo… ser médico, veterinário, bombeiro, etc.
Há medida que vamos crescendo, as perguntas mantêm-se, mas com algumas variantes, nomeadamente nas nossas preferências sobre o sexo oposto, e ai, uns gostam das morenas, outros das loiras, por aí a fora...
Pois bem… na idade adulta, na qual já me encontro, posso dizer que a minha escolha mudou e muito, e se me fizessem a mesma pergunta hoje, definitivamente diria que a mulher dos meus sonhos é uma “Conguita”???
Podia ser uma “Conguita loira”, uma “Conguita morena” , ou uma “Conguita” de outra cor qualquer… mas definitivamente uma “Conguita”.
De certeza que ela realizaria todos os meus sonhos, e por vezes, a aquisição de um bem material mais simples, seria muito mais fácil de fazer e acima de tudo, mais fácil de escolher.
Mas, como isso só acontece nos sonhos, vejo-me com uma “Naháguita”, que cada vez que eu digo que quero um carrito do estilo familiar, como um Porche Panamera… logo ela me vem dizer que não pode ser!!!
Até nos mais pequenos desejos, como uma bicicleta com 6,5 Kg, ela logo me diz que não!!!
Mesmo sendo uma “Naháguita”, posso me considerar um felizardo, pois definitivamente ao longo destes anos tenho conquistado muito na companhia da minha “Naháguita Carlita".
E, mesmo dizendo que se tivesse uma “Conguita” seria muito mais feliz e até realizado… isso não deixam de ser desabafos de quem sabe que mais vale “sem guita” mas feliz... e que, com saúde, trabalho e muito amor, aos poucos todos os sonhos vão-se realizando…






domingo, janeiro 16, 2011

16/01/2011 Se Queres Comer
Tens que Sofrer...


Ainda a semana ia no ar e a certa hora tocou o meu télélé… era o Paulo Rosa com um convite irrecusável??? Pedalar e comer!!!
O destino era Arruda-dos-Vinhos, local a onde havia um passeio mítico para este dia… o Arruda-Montejunto, ao qual optei não participar devido ao mau estado dos trilhos, nomeadamente lama, que só serve para uma coisa... estragar material.
Como seria de esperar, muitos compareceram, com destaque para alguns elementos da brigada especial de degustação especializada em secar adegas!!! felizmente para os pais do Paulo que não compareceram todos, e alguns, até acabaram por ficar pelo caminho como foi o caso do Óscar, por falta de pernas.
O caminho prometia algumas subidas, que com o passar do tempo foram-se tornando mais penosas, devido à fome que se ia acumulando com o passar dos Kms.
A última e derradeira subida antes do local prometido, era sem duvida um belo desafio, mas com o prémio à vista, todos nós chegámos lá já com a língua de fora pronta a saciar o manjar prometido.
Os meus parabéns ao Paulo e aos seus pais, pois tudo estava divinal… os queijos, os chouriços, o pão, o vinho… simplesmente 5 estrelas.
Felizmente nem sequer foi preciso recorrer aos “chouriços” presentes no grupo… e iam lá uns quantos???
Quando perdemos o Óscar, o Fernando e o Rui Luz, acompanharam-no no seu regresso até Loures, mas logo voltaram para trás em busca da divinal merenda, e espero que aqui, o Fernando, se tenha inspirado para pagar uma velha dívida para com o pessoal, após ter perdido uma aposta com o Paulo.
Para este dia, o Marochas estreou-se nos pedais de encaixe, o que levou o pessoal a pensar que o mesmo fosse cair várias vezes, mas o mesmo não aconteceu e o rapaz habituou-se muito bem à situação.
O regresso a Odivelas, foi feito num ritmo mais lento, pois o caminho trazia muitas dificuldades, entre elas a subida ao Sobral de Monte Agraço e ao Cabeço de Montachique.
Para uma volta tão grande era previsível que a hora para terminar fosse um pouco mais tarde e posso dizer que me diverti à brava a ver os meus companheiros a telefonarem para casa, uns atrás dos outros, a pedirem desculpas às suas caras metades pelo avançar das horas… macho que é macho fala sempre de mansinho ao telefone!!! Hehe
Para este atraso, também ajudou o António, filho do Zé Manel, que foi o elo mais fraco do dia, talvez por não ter bebido néctar puro no abastecimento… definitivamente as uvas são um excelente energético.
Pouco mais tenho a dizer sobre este dia… somente que faria novamente os fraquíssimos 90 Kms que fizemos por mais um abastecimento tão saboroso… como tal só deixo uma palavra ao Paulo em meu nome e de todos aqueles que estiveram presentes…


Quando é que é a próxima?

segunda-feira, janeiro 10, 2011

09/01/2011 Regresso Sofrido
À Volta Saloia

Aparentemente o Ano Novo, devolveu definitivamente, a vontade de pedalar a alguns elementos do Passatempo BT, e mais uma vez, apesar das más condições atmosféricas, juntámos 2 grupos jeitosos para pedalar... uns para a estrada e outros para a estrada também???
A volta escolhida para este dia recaiu num remake da volta Saloia para a região da Malveira, Cheleiros, Anços e companhia...resumindo... sempre a subir!!!
Como seria de esperar, para os “baldas”, acabou por seu um passeio penoso, mas, quer queiram quer não, é uma volta maravilhosa pela região do Oeste.
Chegados à Malveira, infelizmente o Paulo Rosa teve que nos abandonar devido a compromissos familiares e acabou por voltar para trás sozinho.
Aqui, na terra das Trouxas, às quais resisti neste dia, deu para perceber que alguém, a quem não me vou referir ao nome, para que o mesmo continue a desfrutar de comida e roupa lavada, tem uma grande atracção pela estrela da zona... a Cristina Ferreira.
Se até aqui as subidas tinham servido para aquecer, daqui para a frente é que vinha o inferno mesmo, e talvez por já ter feito este passeio, posso dizer que ultrapassei as paredes com algum à vontade de tal forma que me senti na pele do “LocomotivaZé Manel, tal foram o numero de piscinas que acabei por fazer enquanto esperava pelos meus companheiros.
Numa das ultimas dificuldades do dia, subida de Almargem do Bispo, começavam a aparecer caminhantes no grupo, nomeadamente o Zé do Gado e seu fiel companheiro Bifes.

.
.

.
.
.

.

.


Estes dois, mais o amigo Jorge, acabaram por ser os mais castigados do dia... ao Jorge ainda tive forças para lhe dar uns pequenitos empurrões, mas, verdade seja dita que eu mais parecia o “David” a empurrar o “Golias”!!!
Sem estar nada combinado, os dois grupos acabaram por chegar juntos o que mais uma vez permitiu um brinde em conjunto, no apelo ao bem estar e felicidade de todos... e talvez seja este, o melhor momento que as manhãs de Domingo nos proporcionam.


02/01/2011 Começar o Ano
Com a Roda Esquerda...

Após as festas, o pensamento de todos é só um... queimar os doces ingeridos??? E para tal, foi com espanto e ao mesmo tempo agrado, que ao chegar ao ponto de encontro, Café Passatempo, me deparei com uma enchente de ciclistas.
Infelizmente, não iríamos todos para o mesmo sítio, uma vez que nem todos montávamos o mesmo estilo de bicicletas, mas mesmo assim, apesar de não ter contado o grupo dos homens da estrada, julgo que no total estaríamos perto de 18 no total.
Comigo, seguimos 8 (Eu, Carla, Jorge, Marco, Marochas, Paulo e Pedros)em direcção ao Monsanto, local aonde demos umas voltas pelos trilhos da zona.
Como a malta ainda acusava excesso de peso, pensámos rumar até ao Estádio Nacional, uma vez que o sobe e desce constante do Monsanto estava a fazer estragos no grupo, apesar de antes de abandonarmos o local, termos tido o cuidado de ver as previsões para o resto do dia, e como bons Tugas que somos, acabámos por ignorar todas as informações dadas pelos repórteres, que adivinhavam tempestades por todos os caminhos fora do Monsanto.
Já em Belém, o rumo acabou por virar, e seguimos para a Expo, o que acabou por ser o maior erro do dia.
Mal chegámos ao local, deu para ver alguns ciclistas de rodas furadas, o que até me levou a chamar à atenção do pessoal, mas, verdade seja dita que pouco houve a fazer... furei eu, a Carla, o Paulo, o Marco(Para este fez-se justiça) e um dos Pedros... e alguns mais do que uma vez!!!



Posso dizer que da Expo a Odivelas, demorámos quase 2 horas??? Acho que até a pé tinha sido mais rápido , mas o esvaziar de pneus era tal que a certa altura já recorríamos a todos os estratagemas para tapar os bichos.
Para primeira volta do ano acabou por ser marcante e inesquecível, talvez pelos motivos errados mas com um pouco de sorte todos nós esgotámos o stock de furos de 2011, o que seria sempre bom.
Já agora não quero deixar de referir que foi com agrado que vi o regresso do Jorge às lides, o qual, apesar de ainda estar em baixo de forma, com certeza em breve estará ai para as subidas.
Numa Festa Presidencial...
.
Para a festa de fim de ano, tive a honra e o prazer de receber um convite do Meritíssimo Presidente do Passatempo Bike team, Rui e da sua inigualável 1ª Dama Rosário, para os acompanhar numa pequena festa, na companhia de mais alguns amigos e conhecidos numa colectividade em Casal de Cambra.
A tão digníssimo convite, era impensável recusar, e como tal, na companhia da Carla, lá fomos a tão maravilhosa festa.
O ambiente era familiar apesar de estarmos num local clubista, o que permitiu uma noite tranquila e bem passada.
Tendo em conta que o comer foi levado por todos nós, apenas posso dizer que estava tudo com um sabor divino e caseiro.
A organização da festa, teve o cuidado de convidar alguns artistas, para animar a noite até ao aproximar da hora esperada por todos, os quais se saíram muito bem no objectivo proposto.

O resto da noite foi passada com bailarico animado e divertido e aqui deu para ver que até os elementos reais, sabem se divertir à grande e à Portuguesa... quem diria que o nosso Presidente era um bailarino de 2ª categoria !!! 2ª porque no local estavam presentes professores e alunos de dança da zona, que estes sim, estavam no nível acima.
Do fundo do coração, espero vir a ter o prazer de passar muitas mais passagens de anos na companhia dos mesmos, pois era garantia de alegria e boa disposição... como tal deixo aqui uma vénia ao casal presidencial.

Feliz ano novo a todos...
31/12/2010 A Ultima do Ano...

À semelhança da véspera de Natal, também no dia antes do nascer de um Novo Ano, tive a oportunidade de efectuar um pequeno treino, mas desta vez na companhia da Carla.
A história é muito curta... volta á cidade de Lisboa, à velocidade que a Carla permitiu!!! nem para comer eu a deixei parar pois a chuvada que apanhámos e o avançar das horas assim o exigiam.
Basicamente foram 40 Kms, para aquecer as pernas para a noite de festa que se avizinhava.
Infelizmente, o tempo esteve tão mau, que nem foto tirámos, mas, tendo em conta que éramos só os dois foi fácil arranjar uma substituta... e por este ano pedaladas que é bom... acabaram-se.