segunda-feira, janeiro 28, 2008


27/01/2008 Passeio por
Vila Nova da Rainha




Com um simples apelo, o Kitos conseguiu juntar 24 Maníacos no seu quintal, o que para já é um recorde, mas que julgo poder vir a ser quebrado muito facilmente, pois alguns elementos decidiram fazer gazeta este fim-de-semana.
Como já tinha verificado num passeio anterior, Alcochete é sem dúvida a melhor localização para o futuro Aeroporto de Lisboa, pois além de ser uma área restrita à qual o mortal comum não tem acesso é enorme, enquanto que, se fosse na região da Ota, ia-se perder uma zona espectacular para a prática de BTT.
O passeio correu 5 *, e apesar de ser uma zona muito rolante sem grandes dificuldades, ainda acabámos por fazer algumas subidas de ordem ligeira.
Esta zona tem sem dúvida tudo o que se precisa para fazer BTT... paisagem e trilhos para todos os gostos, pelo que se pode escolher o quanto se quer sofrer pois Montejunto está mesmo ali na linha do horizonte à distância de meia dúzia de pedaladas.
Apesar de termos sido muitos não houve nenhum incidente de especial à excepção do GTO ter tentado atravessar uma vala a pedalar e ter molhado o pézinho na ribeira... mas isso para um brinca na bicicleta como ele... é coisa pouca, que não serviu de emenda, pois 500 metros depois estava a fazer do mesmo... já lhe está no sangue.
Julgo que o nosso mentor da volta só tem motivos para estar satisfeito, pois todos finalizaram o treino sem problemas de maior, o que me leva a pensar...


ORGANIZA OUTRA KITOS.



P.S: Se eu poder escolher uma subida ou outra que conheço na zona fico agradecido.

segunda-feira, janeiro 21, 2008



Para todos os BTTistas...




Em homenagem a todos os BTTistas que conheço do Passatempo bike Team e Maníacos do Pedal em particular e a todos os outros em geral, deixo aqui uma pequena graça que regista a nossa paixão pela terra.






Não posso deixar de lamentar o facto de o grande Batalha ter arrumado os pedais, devido ao facto de ter tido mais um acidente e como o próprio diz... mais vale parar enquanto ainda tem as pernas intactas...


Um grande abraço Batalha ...


20/01/08 Passeio
Arruda - Montejunto - Arruda
Apesar de me encontrar meio lesionado... malditos joelhos, decidi fazer a vontade à minha cara metade e fui a este passeio que, pelos dados, mais parecia uma prova Ironman.
Sorte minha ou talvez não, ao contrário do que é habitual, começa a ser a minha querida mulher a escolher os locais para receber os belos empenos de fim-de-semana.
Este passeio, se é que o posso chamar assim, tinha como particularidade ser inteiramente autónomo, ou seja, cada participante estava por sua conta e risco e o percurso seria inteiramente por GPS, logo, quem não tinha um teria de se colar a alguém que tivesse, o que não impediu de aparecer cerca de 300 BTTistas.
Por incrível que pareça ao longo do percurso ainda tive a oportunidade de encaminhar muitos participantes, e honestamente não sei o que muitos deles estavam a pensar quando alinharam num passeio desta dificuldade, pois a falta de andamento era evidente e sem um GPS para se guiarem, era suposto pelo menos terem pedalada para acompanharem grupos como o nosso... espero que a esta altura já todos tenham chegado a casa.
Esta foi a estreia da bela Austríaca do Kitos, KTM Score 2.0, e pelo que foi possível ver, os dois têm um belo futuro pela frente... definitivamente ele sabe montar numa Austríaca, mas no primeiro round ela levou a melhor, pois a meio da prova o nosso amigo pediu para voltar para trás, e julgo que lá no fundo o Cepo até agradeceu...
É com muito agrado, que num passeio em que só fiz duas coisas, pedalar e subir, posso dizer que sempre que olhava para trás tinha a Carla a comer o meu pó, o que significa que ela está a chegar a um nível físico impressionante, e para a ajudar mais um pouco, esta semana sem falta vou-lhe colocar uns extras na bina, pois ela bem merece.
A esta altura do relembrete, já deveria estar a falar das quedas e dos arranhões que como é óbvio aconteceram, mas, mais importante que isso, a certa altura alguém conseguiu registar um momento que tem que ficar para sempre aqui neste blog... o Espresidente em cima da bicicleta... não ao lado, nem em baixo... a pedalar mesmo... o que merece uma foto.
Após termos feito as malas e pormo-nos ao caminho para o ponto de partida ainda fizemos uma pequena paragem para matar a gula... Tigeladas do Sobral de Monte Agraço que deram para recuperar as forças despendidas.
Para finalizar posso dizer que até já tinha saudades de receber um empeno destes, que quase nos deixa com a língua de fora, mas que no final fica o sentimento que...


FOI MARAVILHOSO


P.S.: Para que conste, o Espresidente a descer é igualzinho a si mesmo... muita maluco.


terça-feira, janeiro 15, 2008

13/01/2008 Serra da
Carregueira

Apesar de esta ter sido uma volta de recurso há nossa volta maníaca mensal, pode-se dizer que foi repleta de momentos inesquecíveis.
Mais uma vez éramos mais que muitos o que demonstra que apesar das condições atmosféricas não serem as melhores, o pessoal não desiste por nada.
Acho que a chuva acompanhou-nos ao longo de quase todo o passeio, e por momentos julgo até ter visto cães a beberem água de pé, tal era a força com que ela caia nas nossas costas.
Como é óbvio, o estado do terreno em certos locais não era o melhor para alguns, pois parecia manteiga, mas há que tirar a parte positiva disso, que é o evoluir como BTTista, e estar apto a pedalar em todos os locais independentemente das condições.
Com a lama vêm as quedas, e hoje foram mais que muitas, felizmente sem grandes consequências, ao contrário das avarias que acabaram por condicionar o passeio que estava programado.
O mais assustador foi o rebentamento do pneu do Cepo que, para quem estava perto dele não ganhou para o susto, incluindo eu, que por momentos pensei que fosse um tiro de caçadeira, visto estarmos numa zona frequentada por caçadores.
Felizmente que o Joaquim tomou logo a iniciativa de tapar o buraco provocado pelo rebentamento e com algum esforço foi possível levar a bicicleta até aos carros.
Não quero também deixar de agradecer ao Alex, pelo serviço prestado a todos na reparação das avarias... acho que pelo menos durante um dia o pessoal não lhe chamou de cigano.
Pela primeira vez tive a felicidade de rolar com o famoso Soldado, que realmente é uma verdadeira besta a fazer BTT , e apesar de estar em baixo de forma como o próprio se afirma, tive o prazer de o ver fazer algumas subidas que mais pareciam descidas tal era o ritmo imposto.
Desta vez a fotografia de grupo não teve como pano, um cenário bonito como é habitual pois o pessoal fez questão de assentar à porta da Prisão de Belas, e a festa foi tal que o guarda prisional que estava de serviço, teve de vir cá fora para espantar os malandros.
Apesar de este ter sido um passeio pouco produtivo em Kms, foi muito rico em momentos para mais tarde recordar.








terça-feira, janeiro 08, 2008

Dificuldades Fotográficas


Definitivamente estou na profissão certa... trabalho sozinho, não tenho dificuldades de comunicação e tudo aquilo que penso fazer... é fácil, está feito.
De algumas semanas para cá, ando a deparar-me com alguns problemas em conseguir registar momentos fotográficos, para postar aqui, juntamente com as minhas memórias.
O estarmos no Inverno, já por si não é muito bom, pois a máquina fotográfica salta muito menos vezes da mochila devido à chuva, humidade, lama e todas as outras coisas que podem danificá-la, mas, mesmo assim, faço questão de pelo menos tirar a foto que não pode faltar... a de GRUPO.
Aqui é que a porca tem torcido o rabo, é que ultimamente o grupo tem sido de 15 elementos para cima, quando não ultrapassa os 20, e como devem calcular reunir tanta gente é complicado.
Nestas alturas consigo dar valor às educadoras de infância, pois elas conseguem levar as crianças todas juntinhas ao longo de todo o passeio... mas agora imaginem isso com um bando de ciganitos que passam a vida a fugir de um lado para o outro...
Esta semana, no passeio pelo Monsanto, para ajudar ainda tinha um baloiço para as crianças junto ao local da foto... e pior do que isso, mulheres, que só querem falar e não param por nada... julgo mesmo que na foto ficou o som delas a darem à língua.
Mesmo quando já estão todos juntos, vem o problema da posição... em baixo não... eu fico em pé mas mais à esquerda... eu não quero aparecer... UFA !!!!
Mas o melhor mesmo vem na altura do flash... uns escondem-se os outros sei lá o quê e uma coisa é certa... à primeira







NUNCA FICA

domingo, janeiro 06, 2008


06/01/2007 Passeio pelo
Monsanto
Para primeira volta do ano nada melhor que fazer uma visita ao Monsanto, pois já algum tempo que não punha lá as rodas.
Visto o ponto de saída ter sido de Sacavém, quando chegámos ao Monsanto e unimos o grupo todo, todos já estavam prontos para começar a sofrer.
Apesar do mau tempo que se tem feito sentir, o percurso proposto foi de estradões e muito poucos single-tracks para que o confronto com a lama não fosse muito desgastante, apesar disso ainda tivemos oportunidade de nos confrontar com alguns efeitos do inverno.
Mesmo assim, para baptismo de alguns na zona, acho que sofreram o suficiente e puderam ter um primeiro impacto positivo com a serra, apesar de não terem feito algumas rampas de perder o fôlego.
Como já vem sendo hábito todas as semana, o Luís teve mais um pequeno tombo... malditos pedais, mas hoje não foi o único, a Soraia também acabou por cair, e não sei porquê mas dói-me sempre mais, quando é uma mulher a tocar no chão.
Mais uma vez apareceram novos Maníacos, o que é sempre bom, mas a frequência com que surgem novos elementos é tão grande que nem consigo memorizar os seus nomes à primeira, pelo que espero que apareçam mais vezes.


Até prá semana...

CHEGOU... 2008


Mais um ano se passou e como é normal as alegrias superam sempre as tristezas, principalmente neste nosso desporto.
Apesar de ser um recém chegado a um novo grupo não quero deixar de desejar a todos muita, mas mesmo muita força nas pernas, pois pelo calendário de provas e passeios bem vão precisar, e como é óbvio espero estar lá para poder registar todos os momentos aqui no meu espaço de desabafos.
Não posso também deixar de desejar a todos os elementos do Passatempo Bike Team, com quem passei momentos magníficos, um ano com muitos Kms de felicidade e principalmente longe do chão.
Para finalizar a todos os BTTistas em geral e àqueles que eu conheço em particular que 2008 lhes traga um ano cheio de trilhos e subidas para fazerem...

FELIZ 2008

quarta-feira, janeiro 02, 2008

30/12/2007 Visita ao
Cabeço da Rosa



Uma bela manhã de inverno, frio com fartura, nevoeiro que não se via a ponta de um corno, felizmente que a malta tem outro para se guiar e acima de tudo véspera de ano novo.
Ora, aqui o inocente quando chegou a Sacavém, pensou, nem vou tirar as binas da carrinha pois não vai aparecer ninguém... dirigi-me ao café e já lá estava o cigano do Alex e depois a conta gotas a malta foi aparecendo, com excepção do Sarafa que como é óbvio chegou nada menos do que 40 min atrasado.
O destino da volta prometia calor, Cabeço da Rosa... um local acima das nuvens, o que é óptimo pois cá em baixo todos batiam o dente e esfregavam as mãos de frio.
Para um dia em que aparentemente não havia Maníacos para pedalar, éramos 23 a subir a serra, e nossa senhora, que bela subida... desapareceu o frio todo, vá-se lá saber porquê até o gorro das orelhas tirei.
Um dos elementos era o Woodstock, uma lenda do BTT em quem é impossivel não reparar, pois tem uma bicicleta do século mais que passado e a sua figura com barba e cabelo grande não passam despercebidos em lado nenhum. Apesar da sua idade ( 55 dificeis de confirmar ) tem uma forma física de fazer inveja a muitos.
Do cimo da serra para a Mata do Paraíso fizemos um single-track que tanto tinha de espectacular como de perigoso, mas que felizmente só o Rebelo é que caiu, já no final, e honestamente não sei porquê... possivelmente estava a fazer-se à fotografia, pois foi mesmo ao meu lado.
Para última volta do ano, talvez não tenha sido do total agrado de todos devido à sua dureza e acima de tudo à exigência técnica, mas certamente que foi bastante benéfica para queimar as gordurinhas que ainda restavam do natal.
Espero que no próximo ano a afluência aos passeios continue assim, pois é sempre mais animador pedalar com um pelotão bem composto.



Feliz ano Novo

terça-feira, janeiro 01, 2008


23/12/2007 Porto Alto
Cordoaria da Compª das Lezírias

Apesar de estarmos na época natalícia e haver poucos Maníacos disponíveis para pedalar, fomos até ao Porto Alto para mais um passeio organizado pelo sector desportivo da Câmara municipal de Benavente.
Pelo que já me apercebi todos os meses podemos contar com um passeio organizado por estes senhores, o que não deixa de ser bom para dar descanso às pernas, é que durante o resto do mês à que sofrer mesmo.
Desta vez o local de partida foi na Cordoaria da Companhia das Lezírias, local com uma beleza fora de comum pois o cheiro a cavalos e a dinheiro pairava no ar...
Como seria de esperar à hora da partida, Espresidente e Alex nem vê-los, o que já não me espanta apesar de ser um recém chegado aos Maníacos, mas, mesmo assim estávamos 5 dignos representantes à partida.
Durante os primeiros Kms foi possível avistar um pouco das instalações da Cordoaria e uns quantos belos exemplares de cavalos que apesar de serem um meio de transporte maravilhoso, continuo a preferir a minha bina... acho que a manutenção sai mais barata.
Chegados ao ponto de abastecimento e já com a barra de chocolate oferecida pela organização, vemos os nossos atrasados companheiros a chegar...
Ao longo do percurso ainda tivemos a oportunidade de atravessar uma manada de vacas, o que não deixou de ser interessante pois elas desataram a correr que nem umas loucas, e todos os participantes que vestiam de vermelho, vá-se lá saber porquê, ou pedalavam com mais força ou ficavam para trás.
De registo neste passeio ficou a primeira queda da Tânia, felizmente sem grandes consequências mas que serve de aviso... outras virão.
No final, fomos todos ao local do pecado... Casa das Queijadas no Porto Alto, e garanto que o que pedalei não compensou o que eu comi...


Malditos Pasteis de Nata